Depois de decidirem o Minas Bowl, a grande final do Campeonato Mineiro de futebol americano, Galo e Cruzeiro voltam a campo neste sábado (30), às 14h, no estádio Prefeito José Porfírio de Oliveira, em Pará de Minas, pela Liga Brasileira de Futebol Americano, campeonato que possui a chancela da CBFA, a Confederação Brasileira da modalidade.

O jogo será transmitido por O TEMPO Sports, no canal do YouTube de O TEMPO. Na decisão do Estadual, o time alvinegro não tomou conhecimento da Raposa, vencendo por 52 a 0, no Castor Cifuentes, em Nova Lima. 

O Galo FA está dividido em duas frentes. Além do jogo contra o Cruzeiro, o time ainda entrará em campo neste fim de semana, no domingo (31), às 11h, contra o América Locomotiva, em Belo Horizonte, um outro clássico estadual, só que desta vez pela Liga BFA. Eddie Aragão, CEO e vice-presidente do clube alvinegro, destacou como será a preparação do elenco para os desafios. A opção será pelo rodízio de atletas, mas o Galo contará com toda uma estrutura montada em Pará de Minas para iniciar a recuperação de atletas para o jogo de domingo (31) pela manhã. 

"Do Galo, as pessoas podem sempre esperar o melhor. Vamos entregar o máximo de força em todos os jogos, independentemente da competição. O Galo se inscreveu nas competições para lutar pelo título. Claro que vamos utilizar muito do rodízio de atletas porque teremos um fim de semana com duas batalhas importantíssimas, dois clássicos, e respeitamos muito os adversários. Não podemos abaixar a guarda em hora alguma. Vamos entrar para ganhar e fazer o melhor de cada um de nós", declarou Eddie. 

"Vamos acionar todos os nossos atletas, principalmente o departamento de saúde e desempenho, que já começa com o 'recovery' (recuperação) lá em Pará de Minas mesmo, teremos uma estrutura montada, com vários equipamentos, para poder reabilitar os jogadores para que no domingo (31), às 11h, no CT UFMG, um campo exclusivo de futebol americano, pronto para receber o espetáculo e os torcedores, possamos fazer o melhor possível. A nossa entrega será 100% sempre", acrescentou o CEO alvinegro. 

Nesta semana, o Galo FA anunciou o retorno de Duzão, offensive guard que estava na NFL, onde integrou a equipe do Miami Dolphins. A expectativa é que o jogador se junte ao elenco alvinegro na próxima semana, no dia 3 de agosto. Ele é um dos mais importantes reforços do Alvinegro para a temporada 2022. 

Raposa terá novo técnico à beira do gramado

Diferentemente do rival Atlético, o Cruzeiro Futebol Americano está na disputa exclusivamente da Liga Brasileira de Futebol Americano. A equipe estrelada terá um time praticamente idêntico ao que disputou a final contra o Galo FA. A principal mudança estará na sideline (beira de campo) com a chegada do técnico principal Dan Muller. Ele foi anunciado recentemente pela Raposa e possui uma larga experiência, inclusive comandando a seleção nacional. 

Júlio César dos Reis, diretor operacional do Cruzeiro Futebol Americano, destacou a evolução do time e confiança em um elenco competitivo para a disputa do torneio nacional. O jogo também marca a estreia da Raposa na Liga Brasileira. 

"O time deste sábado (30) é praticamente o mesmo que jogou o campeonato Mineiro, porém vem com mais experiência e com a motivação de estar iniciando uma nova competição. A gente acredita muito a evolução dos atletas e com os reforços vamos ter um time bem competitivo", disse Júlio César. 

Nessa semana, o Cruzeiro apresentou seu novo uniforme para a disputa do torneio nacional, além de também confirmar o retorno do quarterback Álvaro Fadini. Ele chega a Belo Horizonte no início de agosto e deverá estrear pelo Cruzeiro no dia 13 de agosto, quando a Raposa encara o Vila Velha Tritões. Contra o Galo FA, a expectativa celeste é contar com o reforço de atletas vindos de equipes da região metropolitana, principalmente do Golden Lions.