Uma pessoa morreu e cerca de 60 ficaram feridas nesta quinta-feira (19) em um tumulto do lado de fora de um estádio de futebol no Iraque, onde a final da Copa do Golfo seria disputada, afirmaram fontes médicas e de segurança do país. 

Milhares de torcedores sem ingressos se aglomeraram desde a noite anterior em frente aos portões do estádio de Basra (sul) na esperança de assistir à partida entre Iraque e Omã que estava marcada para começar às 19h (13h de Brasília). 

"Há uma morte e dezenas de ferimentos leves", disse uma fonte médica que pediu anonimato. Um funcionário do Ministério do Interior confirmou o saldo.

De acordo com a agência local INA, parte das pessoas que se feriram está hospitalizada em estado grave. O primeiro-ministro do Iraque, Mohamed Shia al Sudani, viajou para a província de Basra e se reuniu com o governador da região, localizada a 450 quilômetros da capital Bagdá.

Assim que os torcedores começaram a se aglomerar na porta do estádio, o Ministério do Interior fez um apelo, pedindo que os torcedores seguissem as "normas e instruções" das autoridades, reforçando que quem não tivesse ingresso não se dirigisse ao estádio. "O número de torcedores é muito grande e não queremos que ocorram casos de asfixia", aponta a nota oficial.

Este é o segundo incidente relacionado à Copa do Golfo, que é disputada por oito seleções de países árabes. Na última segunda-feira, um acidente de trânsito matou sete pessoas e deixou 30 feridas.

Os envolvidos na tragédia partiam para acompanhar a partida entre Iraque e Catar, pelas semifinais, em que os anfitriões venceram por 2 a 1 e avançaram à final. (France Press e Estadão Conteúdo)