Peça-chave na instalação de uma escolinha do Paris Saint-Germain em Belo Horizonte, o ex-jogador Ceará afirma que o contato das pessoas com o esporte desde cedo é importante por diversos motivos, como educação, disciplina e foco na vida. Hoje com 42 anos, ele agradece pelas oportunidades que teve na vida, pois, se elas não tivessem aparecido, sua trajetória teria sido completamente diferente.

Leia mais: PSG, Inter de Milão e Juventus mantêm escolinhas de futebol em BH

Para ele, os donos de escolinhas assim tem como objetivo final gerar receita, mas o impacto que o esporte gera na vida das pessoas, principalmente de crianças e adolescentes, está acima disso. "É o esporte que faz com que as crianças saiam do mundo das drogas, da marginalidade e das más companhias. Sou um exemplo vivo, pois morava numa favela em Osasco e com um projeto social fui enquadrado no bom caminho. Nem todos conseguirão, mas essa é a melhor ferramenta para isso", complementa.

Sobre aqueles que focam numa carreira profissional e de sucesso, Ceará, que atuou em clubes brasileiros entre 1999 e 2007, é importante que os atletas tenham contato com a maneira de se jogar futebol na Europa desde cedo, para não haver um choque cultural. "Nós temos uma metodologia de princípios do futebol europeu  implementada no Brasil. Muitas vezes, o atleta brasileiro faz a sua formação aqui e quando vai para lá sente um pouco de dificuldade devido à questão tática, técnica, e dos princípios europeus", afirma.

Leia mais: Escolinhas do PSG, Inter e Juventus em BH fazem intercâmbio no país e exterior

Entretanto, cada localidade tem suas peculiaridades, que precisam ser respeitadas. "O diretor geral é um francês, que efetua todas as metodologias, implementadas no mundo inteiro. Obviamente, cada lugar se adéqua ao nível de cada categoria, e nós temos a preocupação de nivelar os meninos conforme a capacidade de cada um, para não haver disparidade entre os treinamentos e entre um menino e outro. Até o sub-14 do PSG são implementados os mesmos treinamentos que fazemos aqui", completa.