Equipes do interior decidem suas vidas no Campeonato Mineiro no próximo sábado (2), quando será disputada a oitava e última rodada da competição, com todos os jogos às 16h30. Com os classificados para a semifinal praticamente definidos, resta definir os participantes do Troféu Inconfidência (times entre a 5ª e 8º classificação geral) e o ‘triangular da morte’ (os três piores) que definirá os dois rebaixados em 2024.

Seis equipes estão na briga pelo Troféu Inconfidência, que não tem nenhuma vaga confirmada, e seis contra o “triangular da morte”, com um time já garantido. 

Troféu Inconfidência

Seis equipes estão na briga para disputar o Troféu Inconfidência: Athletic, Patrocinense, Uberlândia, Villa Nova, Itabirito e Ipatinga. O Athletic (5º na classificação geral) tem situação mais tranquila. Com 10 pontos, a equipe de São João del-Rei pode garantir a vaga mesmo com tropeço diante do Itabirito (7º), que, com 8 pontos, está vivo na disputa.

Outras três equipes aparecem com oito pontos, com o saldo de gols definindo a classificação: Uberlândia (6º enfrenta o Cruzeiro, fora de casa), Villa Nova (8º enfrenta o Democrata, fora de casa), e Patrocinense (9º enfrenta o Pouso Alegre, em casa).

O Ipatinga (10º na classificação geral), corre por fora com 7 pontos e, para entrar na briga, precisa pontuar diante do Atlético, na Arena MRV. 

Rebaixamento

Com apenas 4 pontos, o Democrata já está na briga contra o rebaixamento. Seis clubes correm o risco de ocupar uma das duas vagas restantes: Pouso Alegre (6 pontos e -10 de saldo), Ipatinga (7 pontos e -5 de saldo), Patrocinense (8 pontos e -6 de saldo), Villa Nova (8 pontos e -4 de saldo) e Uberlândia (8 pontos e -2 de saldo) e Itabirito (8 pontos e -3 de saldo).

Dos que chegam à última rodada precisando pontuar para escapar, o Pouso Alegre tem confronto direto contra o Patrocinense, fora de casa. O Ipatinga tem vida dura contra o Atlético, também fora de casa. 

Dos que querem afastar qualquer risco, o Villa Nova enfrenta o Democrata, fora de casa, o Uberlândia encara o Cruzeiro, fora de casa, e o Itabirito o Athletic, fora de casa.