O Campeonato Mineiro fecha a fase classificatória no próximo sábado (2), com três semifinalistas classificados brigando pela melhor classificação geral: América, Cruzeiro e Tombense. Embora ainda não seja matemático, o Atlético está com a vaga encaminhada, devido ao saldo de gols.

Pelo regulamento da competição, a equipe com a melhor classificação geral enfrenta a quarta (o segundo melhor desempenho entre os grupos). Os primeiros de segunda e terceira melhor campanhas se enfrentam. 

Os melhor colocados na classificação geral também têm vantagem de jogar por igualdade na somatória dos placares na semifinal e, eventualmente, na final. 

Semifinal: possíveis confrontos

  • Cruzeiro x Tombense: Cruzeiro vencer. Se tropeçar, depende que o América não vença. 
  • América x Atlético: América tropeçar ou o Cruzeiro vencer seu jogo. Além do Atlético garantir a classificação. 
  • Cruzeiro x Atlético: Cruzeiro precisa perder ou empatar contra o Uberlândia, e o América vencer o Tombense. Além do Atlético garantir a classificação.
  • América x Tombense: América precisa vencer o confronto e torcer por tropeço (empate ou derrota) do Cruzeiro. 

Veja, a seguir, o que cada equipe precisa fazer:

América 

O América briga pela primeira colocação geral, que garante vantagem de jogar por igualdade nos placares nos jogos da semifinal e, eventualmente, da final. Para isso, precisa vencer o Tombense, fora de casa. O Gavião Carcará, segundo do Grupo A com 15 pontos, também briga para ter a melhor colocação geral da competição.

  • Se vencer: chega a 18 pontos e torceria por um tropeço (empate ou derrota) do Cruzeiro contra o Uberlândia, no Mineirão, para conseguir ter a melhor colocação geral. Neste caso, enfrentaria a quarta melhor classificação geral, que seria o Tombense. 
  • Se empatar: mantém a liderança do grupo C, com 16 pontos, na segunda classificação geral, já que igualaria o número de pontos com o Cruzeiro, mas levaria desvantagem, mesmo com derrota celeste, no primeiro critério de desempate: o número de vitórias. 
  • Se perder: mantém a liderança do grupo C, com 15 pontos, na segunda classificação geral. Na semifinal enfrenta, com vantagem de igualdade na somatória dos placares, o primeiro de pior campanha — atualmente o Atlético.  

Atlético

O Atlético, embora ainda não seja matemático, está com o acesso encaminhado, na liderança do Grupo B, com 11 pontos. Com a classificação, o Atlético terá a terceira posição geral, já que não pode mais alcançar América (líder do grupo C com 15 pontos), Cruzeiro (líder do grupo A com 16 pontos) e Tombense (segundo do grupo A com 15 pontos). Caso avance, enfrentará o segundo melhor primeiro — atualmente, o Coelho. 

  • Se vencer: chega aos 14 pontos e garante matematicamente o acesso. Na semifinal, enfrenta o segundo classificado geral (2º melhor primeiro). 
  • Se empatar: garante matematicamente o acesso, já que, com 12 pontos, não seria igualdade em pontos, ainda que Uberlândia e Villa Nova vençam por goleada. 
  • Se perder: o Galo pode avançar, mesmo com derrota. Neste caso, até poderia ser alcançado em pontos por Uberlândia e Villa Nova, mas, com 5 gols de saldo, leva ampla vantagem contra os adversários, que têm -2 e -4, respectivamente.

Cruzeiro

Já classificado, o Cruzeiro quer consolidar a melhor classificação geral, que garante vantagem de jogar por igualdade na somatória dos placares na semifinal e, eventualmente, na final. Para depender apenas de si, precisa vencer o Uberlândia, no Mineirão. Em caso de tropeço, pode ver a primeira posição do grupo A ameaçada. 

  • Se vencer: chega a 19 pontos e consolida, com as próprias forças, a melhor campanha da primeira fase do campeonato mineiro, o que não consegue desde 2018.
  • Se empatar: chega a 17 pontos, mas pode ser ultrapassado por Tombense, na briga pela liderança do grupo A, e por América, na disputa da melhor campanha geral. Em caso de empate no jogo em Tombos, garante a melhor classificação geral no número de vitórias. 
  • Se perder: depende do confronto entre Tombense e América. Pode perder, inclusive, a liderança do Grupo A, já que a vantagem para o Gavião Carcará é de apenas 1 ponto. Em caso de empate no jogo em Tombos, garante a melhor classificação geral no número de vitórias. 

Tombense

O Tombense é a grande força do interior nesta edição do Campeonato Mineiro, e briga pela liderança do grupo A e pela melhor campanha geral da competição. 

  • Se vencer: chega a 18 pontos e torce por um tropeço do Cruzeiro (empate ou derrota) para ter a melhor campanha geral. Neste caso, enfrenta, na semifinal, o melhor segundo colocado, que, neste cenário, seria a Raposa.
  • Se empatar: chega a 16 pontos e vai jogar a semifinal contra a melhor campanha geral, neste caso o Cruzeiro. 
  • Se perder: mantém os 15 pontos e joga a semifinal contra a melhor campanha geral. Neste caso, poderia enfrentar o América, em caso de tropeço do Cruzeiro.