Grande fase

Bernardinho enche a bola de Thaisa: 'vive seu auge, faz um torneio espetacular'

Central do Minas tem sido o grande destaque do clube, que encara Sesc nesta sexta-feira em confronto direto pela vice-liderança

Por Daniel Ottoni
Publicado em 05 de março de 2020 | 10:59
 
 
Thaisa teve números de destaque pelo Minas na última temporada Orlando Bento

Sabendo do poderio ofensivo do Itambé Minas, o Sesc (RJ) toma todos os cuidados para o duelo desta sexta-feira, às 21h30, no Rio de Janeiro, em rodada atrasada do returno da Superliga feminina. Após este jogo, vai faltar somente uma partida, na terça-feira, para encerrar a fase de classificação. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv e pode encaminhar a posição final dos times após as 22 rodadas. Minas e Sesc chegam para o confronto com o mesmo número de vitórias mas com as mineiras, em segundo lugar e um lugar acima na tabela, com três pontos de diferença. Uma vitória carioca por 3 a 0 ou 3 a 1 faz as equipes trocarem de lugar na tabela. 

O técnico Bernardinho, do Sesc, indica vários nomes do Minas que podem fazer a diferença. No entanto, uma das adversárias recebe elogios extras do comandante. 

“Se tivesse que eleger a melhor jogadora do campeonato, hoje, seria a Thaisa, sem sombra de dúvidas. Junto com a Macris. Provavelmente seriam as duas premiadas. A Thaisa está vivendo, talvez, o seu melhor momento, no auge, na sua melhor condição física. O entrosamento com a Macris foi muito rápido. Ela já vinha fazendo uma dupla espetacular com a Gattaz, há algum tempo. E agora a Thaisa também está fazendo um campeonato espetacular, de primeiríssima linha”, comenta o treinador. Thaisa é a segunda melhor sacadora do campeonato, a quinta maior pontuadora e a líder entre as bloqueadoras. No ataque, ela tem o segundo melhor índice de aproveitamento, sendo uma bola de segurança para o time do técnico Nicola Negro. 

Quem vai parar?

Ainda sem perder no returno da Superliga, o Minas tem crescido em momento decisivo do torneio, o que faz o treinador adotar discurso de cautela, mesmo tendo um dos melhores elencos do país. “O Minas é o time do momento. Uma equipe muito consistente. Contam com duas opostas da categoria da Sheilla, que voltou a ter uma condição muito boa, e da Bruna, com as duas estrangeiras muito boas nas pontas, com as centrais com uma experiência, uma capacidade física e um momento espetacular e com uma levantadora que tem feito a diferença. Um grande time”, ressalta. 

Sabendo que o jogo pode ser decisivo para a posição ao final do returno, Bernardinho pede regularidade, atenção e poucos erros contra um adversário que tem tudo para não perdoar oscilações. “Vamos ter que jogar muito bem taticamente e, principalmente, errar pouco. Não podemos nos dar ao luxo de errar contra um time desses, no sentido de desperdiçar oportunidades, e nem alimentá-las naquilo que elas têm de muito forte, que é o bloqueio. Temos que jogar com inteligência, com lucidez. Como a gente fala, não pode querer trocar socos lá em cima. É jogar, fazer jogar. Esta é a única forma de termos alguma condição de paridade com elas”, indica.