O segundo dia de Copa América de Vôlei Feminino foi ruim para o Brasil. A seleção verde e amarela foi derrotada por 3 sets a 1 pelo Peru na noite desta quinta-feira (3), no ginásio Divino Braga, em Betim. A equipe do técnico Marcos Miranda, o Marcão, sofreu principalmente com a recepção, que não funcionou bem. As peruanas aproveitaram para conseguir os primeiros três pontos no torneio, após estrear com derrota.

As peruanas começaram melhor a partida. Principalmente devido às dificuldades na recepção do Brasil, o time do técnico Antonio Rizola conseguiu armar muitos ataques e fazer viradas de bola importantes, chegando a abrir cinco pontos de vantagem. Na parte final do set, o Brasil ajustou seu posicionamento na defesa e passou a virar as bolas de contra-ataque, chegando à virada. Até o final do set, uma disputa ponto a ponto, que terminou com vitória do Brasil por 25 a 22.

O início da segunda parcial foi como o fim da primeira: disputado ponto a ponto. Ninguém conseguia se desgarrar no placar, até a parte decisiva do set, quando o fantasma da recepção voltou a assombrar o time brasileiro, proporcionando contra-ataques ao Peru. As peruanas se aproveitaram disso e também de erros do Brasil na virada de bola para fechar o segundo set em 25 a 20.

O terceiro set repetiu o segundo. Do início até a parte final, troca de pontos entre os dois times. Após ambos os times chegarem a 14 pontos, o Brasil voltou a se desconcentrar e errar passes e ataques, permitindo ao Peru abrir quatro pontos de frente. O Brasil até chegou a buscar o empate, mas os saques táticos das peruanas voltaram a causar problemas no passe brasileiro, e o Peru por 25 a 23.

O quarto set era decisivo para o Brasil, que até começou bem na parcial, disputando bem contra o Peru. Porém, no meio do set, as donas da casa se desconcentraram e passaram a errar recepções e defesas. Mais eficientes, as peruanas fecharam o placar em 25 a 19.

O Brasil só volta à quadra no próximo sábado (5), diante do Chile. A partida será disputada às 16h. Já o Peru tem seu próximo compromisso nesta sexta-feira (4). Às 18h, a equipe vermelha e branca enfrenta, também, o Chile. Ambos os jogos serão no ginásio Divino Braga, em Betim.

TRANSMISSÃO ESPECIAL

A Copa América de Vôlei 2025 é disputada no ginásio Divino Braga, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O torneio masculino foi disputado entre os dias 25 e 29 de junho, e o feminino vai de 2 a 6 de julho.

Cinco seleções participam da competição: Brasil, Argentina, Chile, Peru e Venezuela. A disputa será realizada no formato de pontos corridos, em turno único, com todas as equipes se enfrentando entre si. Ao todo, serão dez jogos por categoria, com destaque para o clássico entre Brasil x Argentina, que encerrará a fase final da competição.

Os fãs de vôlei podem acompanhar ao vivo todas as partidas da competição nos canais do YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports. Além disso, O TEMPO vai proporcionar uma cobertura completa em seu portal (otempo.com.br/sports), na edição impressa e também nas redes sociais, com detalhes dos jogos, análises e todas as informações da competição.