Sada Cruzeiro anfitrião

Com presidente da FIVB, contrato do Mundial de clubes é assinado em BH

Clube celeste, tricampeão do torneio, volta a receber evento que trará estrelas internacionais para o ginásio Divino Braga, em Betim

Por Daniel Ottoni
Publicado em 31 de outubro de 2019 | 13:44
 
 
Representantes de importantes entidades do vôlei estiveram presente no evento nesta quinta-feira Daniel Ottoni - Webrrepórter

Pela quinta vez na sua história, o Sada Cruzeiro terá o privilégio de ser o centro das atenções no mundo do vôlei masculino sediando o maior torneio de clubes do planeta. Nesta quinta-feira, o contrato firmando compromissos para realização do campeonato no ginásio Divino Braga, em Betim, foi assinado com as presenças de Ary Graça, presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Tomás Mendes, presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Túlio Teixeira, vice-presidente da Confederação Sul-Americana (CSV) e de Vittorio Medioli, prefeito de Betim e ex-presidente do Sada Cruzeiro.

"Betim está preparada para voltar a receber esta competição. Já hospedamos o Mundial por três vezes e mostramos nossa experiência para sediar grandes eventos, principalmente na área esportiva. Posso garantir que o acolhimento será especial para visitantes, torcida e delegações", declarou Medioli. 

Ary Graça elogiou o prefeito da cidade-sede, deixando claro que a opção por Betim aconteceu como um gesto de gratidão e reconhecimento. "O dinheiro, às vezes, não é tudo. Não podemos nos esquecer de gestos do passado, que nos estendeu a mão, vindo de um trabalho extraordinário. O Medioli é um exemplo de gestão, com uma visão diferenciada do futuro dentro do Brasil", destacou o mandatário da FIVB. Betim venceu concorrência da Polônia e da China e sediar o torneio nos próximos anos é uma possibilidade real. 

Formato diferente

O clube celeste, tricampeão mundial, recebeu o evento em quatro oportunidades, entre 2013 e 2016. Nas três vezes em que conquistou o título inédito para o vôlei brasileiro, o palco foi justamente o Divino Braga, que vai receber algumas das maiores estrelas internacionais entre 3 e 8 de dezembro. O Mineirinho também recebeu o evento em 2014. O campeonato contará com os anfitriões enfrentando Lube Civitanova (ITA), atual campeão europeu, Zenit Kazan (RUS), atual vice-campeão europeu e Al Rayyan (QAT), representante asiático. Os times vão se enfrentar em turno único para definir os cruzamentos das semifinais. 

Entre as referências da modalidade, estarão em Betim nomes como do ponta Leal, do levantador Bruninho, do francês N´Gapeth, do argentino Facundo Conte, do oposto Evandro, entre outros nomes. A força da torcida é uma das principais esperanças dos celestes para levar a taça pela quarta vez na sua história, ampliando vantagem para qualquer outro time do país, que segue sem alcançar tal feito.

Teste

A realização do Final Four do Campeonato Mineiro masculino de vôlei, nesta sexta e sábado, no mesmo ginásio, servirá como um bom teste para o torneio internacional. O poliesportivo passou por mudanças recentes como troca do piso e pintura externa. Para o Mundial, pintura interna e revisão da parte elétrica estão previstas.