Sem grandes pretensões

Com status de azarão, Khatam Ardakan quer surpreender favoritos

Iranianos são franco atiradores em um Mundial recheado de potências do mais alto nível

Por Daniel Ottoni
Publicado em 24 de novembro de 2018 | 17:00
 
 
Farhad Nazari espera que Ardakan saia mais forte do torneio Divulgação

Ao contrário das outras edições do Mundial de clubes, a de 2018, que começa na próxima segunda-feira, na Polônia, contará com apenas um time com status de azarão. Tirando o Khatam Ardakan, do Irã, todos os outros times são candidatos ao título pelo alto investimento e por possuírem em seu elenco vários atletas de referência internacional. Isso não quer dizer que o time iraniano não possua bons jogadores e que não tenha boas condições de incomodar os adversários que forem enfrentados. 

Nos últimos anos, o vôlei iraniano cresceu bastante a nível internacional, com a seleção dando trabalho para os oponentes e com os principais clubes do país contando com muitos jogadores do time nacional. Para o Mundial, o Ardakan, atual campeão asiático perdendo apenas um set em toda a campanha e existente há apenas três anos, conta com os selecionáveis Marandi e Vadi como principais peças que ainda jogam na seleção.

Outro atleta de importância no elenco do técnico Mohammad Reza Salek é o ponta e capitão Nazari Afshar. "Estive por muitos anos na seleção do Irã e temos outros jogadores que também já representaram nosso país e que podem fazer um bom papel, caso do ponta Mahmoudi e do central Gholami", comenta Nazari.

Gholami terminou a última edição do Asiático de clubes na seleção do campeonato, ao lado de três companheiros que deixaram o clube. Esta será a primeira participação do time iraniano na competição, tendo a missão de dar trabalho para os favoritos Sada Cruzeiro, Trentino (ITA) e Resovia (POL). "Vai ser uma grande oportunidade de experiência e aprendizado para todo o elenco. Somos de uma pequena cidade do Irã, vamos representar toda a nação em um torneio grande, do mais alto nível. Sabemos das dificuldades, que enfrentaremos times e atletas que estão entre os melhores do mundo, um torneio de qualidade muito alta. Daremos nosso máximo para sair com o melhor resultado possível", analisa o treinador Reza Salek. 

Enfrentar adversários de grande tradição e qualidade, cotados para estar nos lugares mais altos do pódio, é motivo de prazer para os iranianos, que tentarão aproveitar as oportunidades como algo raro na sua história. "Sada e Trentino estão entre os times mais fortes do mundo. Estamos muito contentes de ter a chance de enfrentá-los e fazer frente a adversários de tamanho poderio. Será uma grande motivação para nossos jovens e uma chance de evoluirmos nosso nível de jogo", comenta o capitão, que indica os caminhos para o Ardakan fazer bonito. "Temos um bom ataque e um saque eficiente. Com estes dois fundamentos indo bem, aumentam as possibilidades de vencermos", afirma. A estreia dos iranianos acontecerá no dia 26 de novembro contra o Trentino (ITA). 

* repórter viajou a convite da organização

MUNDIAL DE CLUBES 2018


GRUPO A - em Plock - Orlen Arena
Lube Civitanova (ITA)
Zenit Kazan (RUS)
Skra Belchatow (POL)
Fakel (RUS)

GRUPO B - em Resovia - Podpromie Hall
Sada Cruzeiro (BRA)
Asseco Resovia (POL)
Trentino (ITA)  
Khatam Ardakan (IRI)

TABELA (horários de Brasília)

26 de novembro 
14h30 - Skra Belchatow (POL) x Lube Civitanova (ITA) 
14h30 - Trentino (ITA) x Khatam Ardakan (IRI)
17h30 - Zenit (RUS) x Fakel (RUS)]
17h30 - Sada Cruzeiro x Resovia (POL)*

27 de novembro
14h30 - Lube Civitanova (ITA) x Zenit Kazan (RUS)
17h30 - Fakel (RUS) x Skra Belchatow (POL)

28 de novembro
14h30 - Sada Cruzeiro x Trentino (ITA)*
17h30 - Khatam Ardakan (IRI) x Resovia (POL)

29 de novembro
14h30 - Fakel (RUS) x Lube Civitanova (ITA)
14h30 - Resovia (POL) x Trentino (ITA)
17h30 - Skra Belchatow (POL) x Zenit Kazan (RUS)
17h30 - Khatam Ardakan (IRI) x Sada Cruzeiro *

30 de novembro - folga

1º de dezembro - semifinais na Hala Sportowa (Czestochowa)
14h30 - 1º grupo A x 2º grupo B
17h30 - 1º grupo B x 2º grupo A

2º de dezembro 
14h30 - decisão de terceiro lugar
17h30 - final

* Sportv irá transmitir todos os jogos do Sada Cruzeiro