Mais do que ter representantes na Superliga C masculina, Minas Gerais terá um favorito e anfitrião na competição que dará duas vagas na competição de acesso à elite do vôlei nacional. O torneio equivalente à terceira divisão começa nesta sexta-feira, com sete times divididos em dois grupos. O campeão de cada chave garante a presença na Superliga B.
Em um deles, quatro participantes (AIG-Nagumo-SP, Santos-SP, São José Vôlei-SP e Vôlei Potiguar/Natal-RN) disputarão uma vaga em São José dos Campos.
No outro, com sede em Lavras, os jogos acontecerão entre sábado e segunda e definirão o segundo classificado para a Superliga B, com previsão de começar na segunda semana de janeiro. Na cidade do Sul de Minas, o anfitrião vai encarar o Uberlândia/Gabarito/Start Química e a AABB-RJ. O momento mais decisivo está previsto para segunda-feira, quando cariocas e lavrenses farão o último jogo que tem boas chances de ter ares de decisão. O formato é de todos contra todos, em turno único, com a vaga indo para quem somar mais pontos.
“A expectativa é de um grande campeonato. É um torneio de tiro curto, então precisamos jogar com muita intensidade. A competição vale muito, e todos têm o objetivo de subir para a Superliga B. Estamos treinando muito para isso, chegaremos bem preparados. Acredito que todos os jogadores evoluíram muito desde a disputa do Campeonato Mineiro. Agora vamos nos doar ao máximo para conseguirmos esta conquista e representar bem Lavras”, afirma Henrique Furtado, técnico do Lavras.
No Estadual, o time foi bem e ficou com a terceira posição, atrás de Sada Cruzeiro e Fiat-Minas. O Lavras tem, nesta temporada, o suporte da parceria com o Sada Cruzeiro, que cedeu 11 jovens atletas, além do treinador, para o time do interior.
Reforço de última hora. Foi somente depois do Mineiro que o Lavras fechou contrato com um último reforço. O ponta Vini, com passagens pelo Taubaté e Volta Redonda, além de ter experiência fora do país, chega para somar e ocupar uma das vagas de titular na entrada de rede. "Ele pode agregar de várias formas. A começar pela sua qualidade no ataque, com força e capacidade de atacar em diferentes direções. Não é fácil marcá-lo. Ele também tem qualidade no saque, bloqueio e recepção, será um ótimo reforço", comenta Furtado, que também destaca a rodagem de Vini.
"Ele já passou por muitas situações, é um cara acostumado com jogos apertados e que vai agregar muito na parte técnica e na divisão de responsabilidades com a experiência que pssui. Estou feliz com a chegada dele, esperamos que ele faça um grande trabalho", completa o treinador.