Com o retorno de atletas que jogam fora do país para a seleção, Cuba pôde contar com algumas de suas maiores estrelas, como os ponteiros López, do Sada Cruzeiro, e Yant, do Civitanova. Com eles, a seleção cubana foi campeã invicta da Copa Pan Americana da NORCECA, e agora, disputa a Challenger Cup, campeonato que dá acesso à Liga das Nações do próximo ano.
Nesta quinta-feira (29), Cuba venceu o Chile por 3 a 0 (25/20; 25/19 e 25/19). López foi um dos protagonistas, já que a seleção cubana não pôde contar com Yant, que ficou de fora do jogo por uma lesão. Com alto aproveitamento, o ponteiro do Sada Cruzeiro marcou 13 pontos, sendo três de saque, seu ponto forte.
Além dos três de López, a seleção cubana ainda marcou outros oito pontos de saque, mostrando um dos seus principais fundamentos. O bloqueio também foi destaque, pontuando seis vezes.
A seleção de Cuba também conta, além de López, com o oposto Sánchez, muito conhecido do vôlei brasileiro. Na última temporada, Sánchez defendeu o Itambé Minas, substituindo Leadro Vissotto em momentos importantes da temporada e tendo bom aproveitamento. O oposto, porém, não entrou em quadra na partida desta quinta.
Com oito times na disputa, a Challenger Cup começa já nas quartas de final, em eliminação direta. Agora, os cubanos aguardam adversário da semifinal.
O grande campeão da Challenger Cup garante vaga para a disputa da Liga das Nações de 2023.