O Gerdau Minas lutou e até equilibrou o jogo, mas perdeu para o VakifBank, da Turquia, na tarde desta quinta-feira (15), na estreia pelo Mundial de Clubes de vôlei feminino. As parciais em Antalya, na Turquia, foram de 25/22, 26/24 e 25/21.

O próximo compromisso do Minas é nesta sexta-feira (16), às 13h (de Brasília), contra o Kuanysh, do Cazaquistão. As belo-horizontinas precisam vencer para avançarem às semifinais. Se perderem, serão eliminadas.

O jogo

A diferença a favor do VakifBank no primeiro set foi o bloqueio e a oposta italiana Paola Egonu, uma das melhores jogadoras do planeta. Enquanto as brasileiras conseguiram dois pontos no fundamento, as turcas, sete. A equipe europeia esteve à frente por mais tempo, mas com o time de BH sempre na cola. Egonu se destacou com 11 pontos na parcial (e 22 ao todo, a maior pontuadora da partida).

O segundo set foi marcado pela oscilação das duas equipes. O Minas abriu 8 a 4, e o Vakif parou o jogo. No retorno, cinco pontos seguidos das turcas. Depois, quatro consecutivos das minastenistas, que, com boa atuação da ponteira Pri Daroit, chegaram a ficar com cinco de vantagem, mas viram as adversárias se aproximarem mais uma vez. Na reta final, ponto a ponto, melhor para o time da casa.

Como na parcial anterior, as brasileiras dominaram no início, fazendo as adversárias pedirem tempo duas vezes antes da metade do set. Mais uma vez, depois de abrir cinco pontos (15 a 10), o Minas cedeu o empate e a virada para o time turco, que perdeu a levantadora Ozbay (quando o placar apontava 16 a 14 para as minastenistas), com lesão no ombro. A jogadora caiu de mau jeito e, com dores, saiu de quadra chorando.

Estatísticas

Maior pontuadora

Egonu (22)

Pontos de ataque

Minas: 37
VakifBank: 44

Pontos de bloqueio

Minas: 3
VakifBank: 12

Pontos de saque

Minas: 6
VakifBank: 2

Pontos por erro do adversário

Minas: 23
VakifBank: 18