O jornalista e escritor Pedro Bial anunciou o lançamento do livro "Isabel do Vôlei da Vida", uma biografia que conta a história da ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado. Isabel atuou no vôlei de quadra e de praia. A obra, publicada pela Editora Gente, já está sendo comercializada nas principais livrarias do Brasil, com valores a partir de R$ 50.
A biografia de Isabel Salgado surgiu a partir de um pedido dos filhos da ex-atleta a Pedro Bial para que escrevesse uma carta aberta contando a trajetória da mãe, suas conquistas, momentos de pioneirismo e ativismo democrático.
Confira o anúncio de Pedro Bial
Leia mais: Brasil x França: saiba onde assistir confronto pelas quartas do Mundial de Vôlei
Quem foi Isabel Salgado
Maria Isabel Barroso Salgado Alencar, conhecida como Isabel Salgado, nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de agosto de 1960. Desde criança, demonstrava paixão e talento para o vôlei. Começou a praticar o esporte aos 11 anos, no Colégio Notre Dame, em Ipanema, e rapidamente se destacou, passando a treinar nas categorias de base do Flamengo.
Aos 16 anos, Isabel já era titular do clube rubro-negro e fazia parte da equipe juvenil do Brasil, conquistando destaque no esporte. Pelo time carioca, ganhou dois Campeonatos Brasileiros de vôlei nos anos de 1978 e 1980.
Isabel Salgado conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. A atleta disputou duas Olimpíadas: Moscou 1980 e Los Angeles 1984, terminando ambas na quarta posição de seu grupo.
Na década de 1990, Isabel migrou das quadras para a praia, conquistando mais medalhas. Ao todo, a atleta somou seis pódios nos Campeonatos Mundiais de vôlei de praia, incluindo um ouro em Miami, em 1994. Isabel Salgado morreu no dia 16 de novembro de 2022, vítima da síndrome aguda respiratória do adulto (SARA).
Leia mais: Brasil encara França nas quartas do Mundial de vôlei feminino e retrospecto é positivo; confira
Momentos de pioneirismo de Isabel
Isabel Salgado foi a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar profissionalmente na Europa (Modena, Itália, em 1980). A ex-atleta também inovou ao ser uma das primeiras atletas a competir grávida, atuando até o sexto mês de gestação, defendendo o Flamengo, no ano de 1986. Isabel esperava Pedro Solberg, que assim como a mãe seguiu carreira no vôlei de praia. Salgado fez dupla com Jackie Silva e outras jogadoras, a partir da década de 1990.
Isabel não se destacava apenas nas quadras e nas praias: a ex-jogadora de vôlei era ativa nos movimentos populares, chegando a participar do movimento das Diretas Já, movimento popular que exigia a volta das eleições diretas para a Presidência no Brasil durante a Ditadura Militar.
*sob supervisão de Bruno Daniel