Fora de casa

Minas vence Praia e segue sem perder na Superliga feminina

Vitória quebrou invencibilidade do time de Uberlândia, que segue na liderança isolada

Por Daniel Ottoni
Publicado em 04 de janeiro de 2019 | 23:25
 
 
Ponta Gabi, do Minas, teve importante papel no triunfo Divulgação - Praia Clube

O primeiro jogo de 2019 do vôlei brasileiro marcou o duelo entre líder e vice-líder da Superliga feminina. O clássico entre Dentil Praia Clube e Minas Tênis terminaria com o fim da invencibilidade para um dos lados, no encontro válido pela 10ª rodada.

Os dois times faziam, até então, campanhas impecáveis no maior torneio do país, sem perder e com atuações do mais alto nível, mostrando totais condições de ir longe na temporada.

E para mostrar o bom nível de jogo e o equilíbrio, um duelo definido somente no tie-break a favor do time de BH com parciais de 26/24, 17/25, 25/22, 23/25 e 15/13. O Praia segue na liderança, mas a diferença para o Minas, agora, é de dois pontos. 

Para equilibrar as coisas, desfalques de mesmo peso para cada um dos lados. Enquanto o Praia não contava com a central Fabiana, a ponta Natália era ausência do lado minastenista. 

Com três pontos e um jogo a menos do que o Praia, o Minas buscava empatar com o rival, mesmo sabendo que um 3 a 0 não tiraria o time do Triângulo da liderança.

O troféu Viva Vôlei para a melhor atleta da partida foi para a central Carol Gattaz, do Minas. 

Com bom aproveitamento ofensivo e atuação efetiva do bloqueio, o Minas pressionou as praianas durante boa parte do duelo, mesmo tendo alguns problemas na sua recepção, que esteve inconstante. 

O primeiro set teve vitória do Minas, que conseguiu sair na frente, mesmo errando além da conta. O Praia conseguiu incomodar no saque, dando trabalho pra recepção visitante. Foi no bom aproveitando do ataque que o time de BH compensou as falhas defensivas para levar a melhor somente depois dos 25 pontos, após o Praia ter o set point.

No segundo set, o Minas seguiu com a recepção oscilante, enquanto o Praia dominava as ações do começo ao fim. Com boa postura da defesa e do bloqueio, o time da casa foi abrindo boa vantagem e de pouco adiantou as várias mudanças feitas pelo treinador Stefano Lavarini. 

No terceiro set, foi a vez do Praia diminuir seu ritmo, vendo o adversário mais regular. A troca de pontos foi uma constante até os últimos instantes, quando o Minas foi mais decisivo, contando com seu ataque com melhor aproveitamento. 

Pra fechar o jogo, o Minas começou bem a etapa, já abrindo cinco pontos no 13 a 8, contando com erros e nervosismo do Praia. O time da casa reagiu para fazer as adversárias terem vantagem mínima, trazendo boa dose de emoção. Depois de empatar nos 23 pontos, o Praia foi pra cima e viu o Minas pecar em momentos decisivos para levar o jogo para o quinto set.  

No tie-break, os times trocaram pontos até o Minas abrir um 10 a 7, contando com seu bloqueio eficiente e neutralizando as principais jogadas do Praia. Sem desistir, o Praia buscou o empate para voltar a deixar a decisão imprevisível. Foi nos detalhes e por vantagem mínima que o Minas levou a melhor, voltando a ser mais preciso quando o jogo mais exigia. 

O próximo jogo da dupla acontece na terça-feira. O Minas visita o Fluminense, enquanto o Praia vai até o interior de São Paulo encarar o Bauru, em jogos atrasados da quinta rodada do turno.

Escalações:

Praia Clube: Lloyd, Fawcett, Carol, Fran, Garay, Rosamaria, Suelen. Entraram: Gabriella, Paula Borgo, Michelle, Ananda, Laís. Técnico: Paulo Coco

Minas: Macris, Bruna Honório, Gattaz, Macris, Lana, Gabi e Leia. Entraram: Natália, Mara, Bruninha, Georgia, Malu. Técnico: Stefano Lavarini