O time de vôlei feminino do Mackenzie, clube mineiro, divulgou nota nesta sexta-feira (27/6) informando o distrato contratual com a atleta Edinara, que havia sido anunciada como reforço do elenco para a temporada 25/25. A decisão teria sido tomada pela própria jogadora, que arcará com multa rescisória.

Em comunicado, o Mackenzie lamentou a decisão de Edinara de não se apresentar ao clube. "A decisão ocorre após a divulgação oficial de sua contratação, mesmo com pré-acordo assinado em 17/03/2025 e todos os trâmites já concluídos. O Mackenzie lamenta que atitudes como essa ainda ocorram no voleibol brasileiro." (leia a nota na íntegra ao final da matéria).

O clube de BH também finalizou desejando boa sorte à atleta nos desafios futuros. No início desta semana (30/6), a oposta Edinara respondeu, por meio de nota enviada por assessoria, afirmando que teve uma oportunidade irrecusável de atuar no vôlei internacional.

Na temporada 24/25, o Batavo Mackenzie retornou à Superliga A após 11 anos fora da elite do vôlei nacional. Na campanha, terminou a disputa em nono lugar, não se classificando para os playoffs, mas se mantendo na primeira divisão nacional. O elenco do Batavo Mackenzie ainda não havia se apresentado para iniciar os treinos da temporada.

Leia a nota na íntegra

"O Mackenzie Esporte Clube informa que, na data de hoje, foi assinado o distrato contratual com a atleta Edinara Brancher, que comunicou formalmente sua decisão de não disputar a temporada 2025/2026 pelo clube. O empresário da atleta informou, ainda, que realizará o pagamento da multa rescisória.

A decisão ocorre após a divulgação oficial de sua contratação, mesmo com pré-acordo assinado em 17/03/2025 e todos os trâmites já concluídos.

O Mackenzie lamenta que atitudes como essa ainda ocorram no voleibol brasileiro.

Somos uma instituição com mais de 80 anos de história, pautada pela ética esportiva e pela seriedade na gestão. Temos também um compromisso sólido com nossos patrocinadores, que confiam na integridade do projeto e nos contratos firmados, tanto os parceiros que estão chegando quanto os que seguem conosco há várias temporadas.

Desejamos boa sorte à atleta em sua trajetória profissional. Seguiremos firmes, com trabalho sério e respeito à nossa história."

Edinara também se posiciona

A jogadora enviou, via assessoria, uma nota explicando a decisão de rescindir com o Mackenzie. Ela atuará na primeira divisão da liga italiana e já foi apresentada pelo Consolini Volley. Edinara também afirmou que garantiu o pagamento integral da multa rescisória ao Mackenzie.

"Durante toda minha carreira, joguei no Brasil e sempre fui muito feliz. Tive a chance de defender a Seleção, trabalhei com alguns dos melhores profissionais do voleibol, e conheci atletas e pessoas que contribuíram para meu crescimento. Recentemente, recebi um convite do Consolini Volley para um desafio especial: jogar em uma das maiores ligas do mundo e sair da minha zona de conforto.

Tenho 29 anos, já enfrentei uma grave lesão e sei que a vida útil de uma atleta de alto rendimento é curta. Fiquei honrada com o convite, pois representa uma nova perspectiva de vida, bem como um reconhecimento do meu trabalho e do meu esforço. Ouvi falar muito bem do clube. O Piero Babbi, diretor esportivo, trabalhou no time lendário e multicampeão do Pesaro com o José Roberto Guimarães, meu ex-técnico. Minhas referências não poderiam ser melhores.

Ao tomar essa decisão, minha prioridade foi assegurar que o clube realizasse o pagamento integral da multa rescisória ao Mackenzie, a quem sou grata por todo o empenho em viabilizar minha contratação e desejo sucesso. Cumpri, assim, todas as obrigações legais dentro do pré-contrato existente. 

Edinara Brancher"