O Dentil Praia Clube faz o primeiro jogo no Mundial de Clubes de vôlei feminino nesta quarta-feira (14). Às 10h30, no horário de Brasília, o time do Triângulo Mineiro encara o Eczacibasi, da Turquia, onde joga a oposta Boskovic, eleita MVP - melhor jogadora - das duas últimas edições do Campeonato Mundial, com a Sérvia.

Com estrelas do vôlei mundial no elenco, o clube de Istambul chega como favorito contra o brasileiro, mas o técnico Paulo Coco, do Praia, defende uma estratégia de riscos para levar a melhor. Ainda assim, o comandante sabe da dificuldade da partida.

"A expectativa é muito grande para este primeiro jogo. Um jogo muito difícil. Hoje elas vêm com a principal atacante do mundo, que é a Boskovic, mas não só ela, é uma equipe muito equilibrada, muito forte. O time tem saques muito potentes, saques viagem como da Boskovic e da Voronkova", afirmou o técnico. "Precisamos ter um jogo muito equilibrado e correr riscos, forçar bastante no saque para tirar o passe da mão da levantadora, já que mesmo arriscando no saque e quebrando o passe elas são grandes atacantes, acostumadas a jogar com essas bolas altas", analisou Paulo Coco.

Com tanto poderio de ataque do outro lado da quadra, o Praia vai precisar de uma atuação quase perfeita da defesa para gerar oportunidades de contra-ataque e ter um bom volume de jogo. "Um fundamento que pode fazer a diferença é nossa defesa. A gente vai precisar defender muito, principalmente para minimizar o poderio ofensivo dessas atacantes e propiciar contra ataques para a gente equilibrar o jogo e tentar surpreender essa grande equipe", concluiu o treinador.

A falta de equilíbrio na linha de passe do Praia Clube pode ser um grande desafio para a partida. Na temporada atual da Superliga, o time mineiro não conta com nenhuma atleta na lista das 20 melhores recebedoras do torneio.

Na quinta-feira (15), o Praia Clube ainda enfrenta outra potência no Mundial. Às 10h30, joga contra o Conegliano, da Itália. Para avançar à semifinal, precisa vencer ao menos um dos dois duelos da fase de grupos.