Com time misto, o Itambé Minas superou o Brasília na noite desta sexta-feira (18), em duelo que fechou a participação dos times na fase classificatória da Superliga. Com placar de 3 x 0 e parciais de 25-22/25-19/25-14, o Minas voltou para a casa tendo vencido 18 dos 22 jogos da primeira fase.
Sem pressão, nem Minas nem Brasília jogavam por resultado, já que o time mineiro já tem a vice-liderança garantida e o Brasília não tinha mais chances de classificação para o mata-mata. Após a derrota, o Brasília se despediu da temporada 21/22.
A partida tranquila foi uma forma do treinador Nicola Negro de, ao mesmo tempo, poupar titulares enquanto dá ritmo para atletas suplentes. Essa estratégia foi vista logo na formação inicial. O elenco minastenista entrou em quadra com a oposta Kisy, a ponteira Pri Souza e a central Júlia Kudiess entre as titulares. A quarta central Rebeca também teve oportunidade no terceiro set, mostrando ser mais uma jovem revelação do clube minastenista.
O troféu Viva Vôlei ficou com a ponteira Pri Souza, que foi muito celebrada pelas companheiras.
O jogo
Mesmo em jogo em que o resultado fica em segundo plano, nenhuma das duas equipes entrou no jogo pegando leve. Com jogo pegado e equilibrado, Minas e Brasília trocaram pontos até a reta final do set. Enquanto o Brasília teve um melhor aproveitamento no ataque, o clube mineiro fez valer a qualidade de suas centrais, marcando sete pontos de bloqueio somente no primeiro set.
Já na segunda parcial, o ataque do Minas voltou a assumir o protagonismo, e mesmo com a equipe errando um pouco mais que as adversárias, conseguiu fazer a diferença. Novamente dominante nos bloqueios, o clube minastenista teve mais tranquilidade na parcial, abrindo boa vantagem e administrando até o fim.
A vantagem da teerceira e última parcial foi ainda mais expressiva, com o jogo do Minas se encaixando muito bem. Enquanto o Brasília começou a se desorganizar em quadra, o clube mineiro aproveitou para dominar o jogo, variando mais o saque e atacando bom bastante agressividade. A equipe brasiliense até tentou uma reação em uma boa passagem de Geovana pelo saque, mas com uma vantagem bem confortável, o Minas conseguiu confirmar a vitória sem muitos sustos.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ainda não confirmou a data de início dos play-offs, mas há a expectativa que as quartas-de-final comecem já na próxima semana.