Próximo da definição da fase classificatória da Superliga Masculina, os mineiros Sada Cruzeiro e Fiat Gerdau Minas ainda brigam no topo da tabela pela primeira colocação. Disparados na frente dos adversários, os dois não podem ser alcançados, mas abaixo dos dois líderes ainda há muito a definir antes do mata-mata.

A última rodada, agendada para o próximo sábado (19), terá todos os jogos simultâneos, às 19h, para evitar qualquer tipo de influência nos resultados. Os oito classificados para a segunda fase já estão definidos, mas com posições ainda em aberto, a batalha pelas melhores colocações promete ser dura. Pelo regulamento da competição, os times que se classificarem nas melhores colocações têm a vantagem de um chaveamento com equipes em posições inferiores, além de poderem decidir sobre os mandos de quadra.

Nesta temporada, todas as fases dos play-offs serão decididas em esquema ‘melhor de três’ jogos, começando pelas quartas de final. O chaveamento cruza os melhores colocados contra os que classificarem em pior posição. O 1º encara o 8º, o 2º duela contra o 7º, e assim sucessivamente.

Briga pelo primeiro lugar

Para começar os cenários que ainda estão em aberto antes da última rodada, nem mesmo a liderança está confirmada. O Fiat Gerdau Minas segue na ponta da tabela, mas tem o Sada Cruzeiro logo na cola. São apenas dois pontos de diferença, o que significa que qualquer tropeço minastenista pode custar a primeira colocação. Com um jogo atrasado antes do fechamento para cada um, o Minas pega o Goiás, que briga para escapar do rebaixamento, nesta quarta-feira (16), no que promete ser um jogo tranquilo, mas tem pedreira na última rodada contra o Blumenau, que ainda briga pela quarta colocação.

Na cola vem o Sada Cruzeiro, que tem caminho semelhante, mas joga primeiro, podendo pressionar o rival em caso de vitória. Na terça-feira (15), encara o lanterna Uberlândia, único time que ainda não venceu na Superliga, e pode dormir na primeira colocação. Na última rodada, mede forças com o Guarulhos, que disputa a quarta colocação justamente com o Blumenau. 

Na perseguição

O Sesi-SP conseguiu engatar boa sequência na reta final para recuperar a terceira colocação, mas também vê de perto o quarto colocado Guarulhos. Com 41 pontos, o Sesi tem um jogo a menos e precisa da vitória para ficar confortável no top-3, sem ter sua posição ameaçada no próximo sábado pelo rival paulista, que tem 39. 

Um pouco mais abaixo, Vôlei Renata, Funvic Natal e São José têm 31 pontos, e nada definido entre os três. Os três completam oito classificados para as quartas de final, e os clubes que entrarem na fase final em sétimo e oitavo afetam diretamente a vida dos mineiros Sada Cruzeiro e Minas, uma vez que serão os adversários na primeira fase do mata-mata. 

Vôlei Renata e Funvic Natal têm o caminho um pouco mais aberto para abrir vantagem, já que encaram times fora do G-8 na última rodada. A disputa de posição entre os dois pode ser decidida nos critérios de desempate, pois têm a mesma colocação e o mesmo número de vitórias. O time de Campinas pega o Brasília, enquanto o potiguar duela contra o MOC América, que é o nono colocado.

O São José tem jogo duro contra o Sesi-SP, que é o favorito, e pode pintar como adversário para o líder em oitavo lugar.

Liderança sem fantasmas

O Sada Cruzeiro entra nos playoffs tentando reescrever a história da última temporada. Na Superliga 20/21, o clube celeste se classificou em primeiro, e caiu logo na primeira rodada em uma improvável derrota para o oitavo colocado, o antigo Vôlei UM Itapetininga, que hoje é justamente o São José.

Nesta terça-feira (15), o clube celeste encara o Uberlândia, dentro de casa, para assumir a liderança temporária. Vencendo, precisa secar o rival Minas na quarta-feira para permanecer em primeiro.

Veja os oito classificados para os playoffs da Superliga Masculina

Fiat Gerdau Minas - MG
Sada Cruzeiro - MG
Sesi-SP - SP
Vedacit Guarulhos - SP
Apan Eleva Blumenau - SC
Vôlei Renata - SP
Funvic Natal - RN
Farma Conde São José - SP