A seleção brasileira masculina de vôlei conta com atletas que se conhecem há longo tempo e que vivem os primeiros anos dentro do time nacional. A convivência de mais de uma década entre o levantador Cachopa e os pontas Rodriguinho e Vaccari nas seleções de base, serve de atalho para um ambiente ainda melhor do grupo, que estreou nesta quarta-feira na Liga das Nações (VNL). O Brasil passou bem pela Austrália, por 3 a 0, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
A capital federal é a sede dos primeiros jogos do Brasil no torneio. A segunda partida acontece nesta quinta, às 21h, contra a Eslovênia, com transmissão do Sportv2. EUA, no sábado, às 15h e China, no domingo, às 10h, são os adversários seguintes.
Para estes embates, o trio que tem relação com o Sada Cruzeiro espera corresponder bem e usar do seu entrosamento dentro e fora de quadra para corresponder e ganhar mais espaço. Dos três, Rodriguinho deve ter mais tempo de quadra neste começo, suprindo as ausências de Leal e Lucarelli, lesionados.
“Eu conheço os dois há uns 10 anos, e esse conhecimento e entrosamento nos fortalecem. Quanto mais fino estiver este ajuste, quanto mais próxima for a relação dentro e fora da quadra, melhor. Conhecermos os momentos de cada um ajuda bastante. Ter alguém em quem confiar, que já sabe o que você vai fazer, facilita bastante o desenvolvimento das jogadas e do time como um todo”, explica Cachopa.
O que poderia ser uma nova oportunidade de trabalharem juntos passou perto com a ida do levantador para o Monza (ITA), com Rodriguinho e Vaccari estando prestes a disputar posição dentro do Sada Cruzeiro. Enquanto Rodriguinho vai pro oitavo ano no clube, o colega de posição acaba de ser confirmado pelo clube celeste.
“A relação que tenho com o Cachopa e o Rodriguinho é muito boa, e vai além do voleibol. Somos amigos mesmo quando estamos em clubes diferentes, nos falamos bastante. Quando chega a época da seleção, a maneira como nos relacionamos dentro de quadra está muito ligada a isso. Nos conhecemos muito bem, e isso faz com que saibamos como cobrar, como ajudar um ao outro. O entrosamento em quadra acontece ainda mais rápido, o que traz reflexo na performance”, explica Vaccari.