Na tarde desta quinta-feira (17), a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) realizou o tão aguardado sorteio dos grupos do Campeonato Mundial de Vôlei feminino de 2022, que será sediado na Holanda e na Polônia. O Mundial ocorre entre os dias 23 de setembro e 15 de outubro. O Brasil tem três medalhas de prata e uma de bronze no torneio e parte em busca do título inédito.

Pelo sorteio, a seleção brasileira irá enfrentar a bicampeã China, algoz dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, além de dois rivais sul-americanos: Argentina e Colômbia. O último título mundial da China foi em 1986. Em 2014, as chinesas conquistaram a medalha de prata e, em 2018, última edição do Mundial, ficaram com o bronze.

No último Sul-Americano, realizado em setembro de 2021 em formato de pontos corridos, as colombianas enfrentaram as brasileiras na final, mas ficaram com a medalha de prata. Completam o grupo brasileiro o Japão e a República Checa.

O Brasil, atual número 2 do ranking mundial, deve se classificar sem muitas dificuldades para a segunda etapa da competição.

No Grupo C, as atuais campeãs olímpicas dos Estados Unidos encaram as atuais campeãs mundiais da Sérvia, no que promete ser uma partida dura. A Rússia, duas vezes campeã mundial, ficou de fora do torneio pelas sanções sofridas em decorrência da invasão do país à Ucrânia.

Veja os grupos completos

Grupo A: Holanda, Itália, Bélgica, Porto Rico, Camarões e Quênia
Grupo B: Polônia, Turquia, República Dominicana, Coréia do Sul, Tailândia e Croácia
Grupo C: Estados Unidos, Sérvia, Alemanha, Bulgária, Canadá e Cazaquistão
Grupo D: Brasil, China, Japão, Colômbia, Argentina e República Checa

Formato de disputa do Campeonato Mundial

O Campeonato Mundial reúne 24 seleções, que são divididas em quatro grupos formados de seis equipes. Os potes para o sorteio são baseados na colocação geral no ranking mundial. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase.

Nessa etapa da competição, as dezesseis seleções são divididas em dois grupos de oito equipes, os grupos E e F. Cada seleção disputará quatro partidas, enfrentando somente aquelas equipes que ainda não enfrentaram na primeira fase. Os oito melhores colocados após a segunda fase avançam para a terceira rodada, de mata-mata, que começa nas quartas-de-final, até a grande decisão.