Em todas as temporadas, o cenário no vôlei feminino se repete. Enquanto os times paulistas agradecem pela qualidade e quantidade de participantes dentro do torneio estadual, os concorrentes da Superliga correm atrás para diminuir o prejuízo.

Mesmo com equipes de alto investimento, Itambém Minas e Dentil Praia Clube não possuem a mesma realidade e tentar buscar amistosos para aumentar o ritmo de jogo neste começo de temporada. A equipe de Uberlândia realizou, no começo desta semana, dois amistosos contra o Sesi Bauru (SP), que promete brigar pelas primeiras posições dentro do torneio nacional. O saldo foi de uma vitória para as mineiras no tie-break, antes de empate no dia seguinte por 2 a 2. O Minas ainda não realizou amistosos, mesmo com dois meses de treinos.

“Essa diferença demanda um planejamento mais complicado para nós. Temos que buscar amistosos para complementar a preparação contra times que já estão disputando um forte torneio. Encontramos uma janela no calendário delas e foi interessante para os dois lados”, conta Wendel Ramos, assistente de Paulo Coco no Praia.

A ponta Tifanny, do Bauru, reconhece a diferença de realidade entre os dois times quando o assunto é campeonato estadual. “O Mineiro costuma ser um torneio de tiro curto, os times daqui não têm muitas chances de fazer amistosos, acaba sendo bom pra elas também. O Praia aproveitou a proximidade entre as cidades para um duelo entre times de ponta. Pra gente é legal também para manter o ritmo”, afirma.

Distância de realidade
Apesar da vontade de realizar jogos de pré-temporada com mais frequência, isso nem sempre se mostra possível. “É algo que precisa ser bem ajustado, Minas Gerais é carente de um campeonato mais forte e com mais times. Nosso objetivo é fortalecer o vôlei mineiro, gostaríamos de ter um torneio como o de São Paulo”, conta.

O Campeonato Mineiro de 2019 deve acontecer durante apenas um final de semana, no começo de novembro, com as presenças de Mackenzie e do convidado Curitiba (PR). Com apoio da Federação Mineira de Vôlei (FMV), os clubes buscam a realização de um torneio amistoso para reforçar sua preparação.