De olho na Black Friday, o Google vai disponibilizar, a partir de outubro deste ano, um recurso que permitirá aos usuários uma visualização mais clara sobre as opções de frete, entrega e devolução de um produto. Trata-se da ferramenta "Anotações de frete".
Na prática, é como se o lojista colocasse uma etiqueta logo abaixo da imagem do produto que aparece quando o consumidor faz uma busca no Google Shopping. Essa etiqueta permite, por exemplo, visualizar de forma simples se o frete é grátis e em quanto tempo aquele item será entregue.
A expectativa é que o uso do recurso ajude a aumentar vendas, especialmente no período da Black Friday. Experiências com o "Anotações de Frete" em outros países mostram que o número de usuários que efetivamente se interessam pelo produto pode aumentar até 10% com a ativação da ferramenta.
O recurso Anotações de Frete poderá ser ativado pelos lojistas por meio do Google Merchant Center, plataforma que permite cadastrar informações sobre produtos disponíveis em um site ou loja, e exibi-los a potenciais clientes por meio das plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não.
Consumidor prioriza produtos com frete grátis
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Offerwise a pedido do Google, o custo do frete está entre os cinco aspectos mais importantes para o consumidor definir onde vai comprar um produto.
Tempo de entrega, qualidade do produto e confiabilidade da loja completam a lista dos critérios avaliados pelos clientes antes de concluir uma compra.