O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou que terá a partir desta terça (24) condições de financiamento facilitadas para o setor de turismo, em face do contexto econômico imposto pela Covid-19. As operações do Banco com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), destinadas ao capital de giro de micro e pequenas empresas do ramo, terão redução nas taxas de juros e ampliação do prazo de carência.
Os juros iniciais da linha de crédito caem de 7% ao ano (+ INPC) para 5% ao ano (+ INPC). O prazo de carência dobrou, de seis para 12 meses, com pagamento em até 48 meses. O acesso ao crédito deve ser feito diretamente pela plataforma digital do Banco (bdmg.mg.gov.br) ou por meio de um correspondente bancário, que pode ser consultado pelo site.
Podem solicitar o crédito empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e pertencentes a uma das mais de 90 atividades econômicas da cadeia do turismo, incluindo empresas de hospedagens, bares e restaurantes, transporte e agências de turismo, até negócios de produções artísticas, de teatro e dança, animação de festas, infraestrutura de eventos e aluguel de equipamentos.
“A cadeia do turismo é uma das mais abrangentes e estratégicas para Minas Gerais, com cerca de 60 mil estabelecimentos. Assim, estamos tornando ainda mais acessível e ágil a disponibilização de recursos para o pequeno empreendedor nesse momento de desafios. Nós, como banco de desenvolvimento, temos que atuar na frente anticíclica deste cenário e encontrar alternativas efetivas para minimizar seus impactos econômicos e sociais”, afirma Sérgio Gusmão, presidente do BDMG.
Para ter acesso aos recursos as empresas também precisam estar em operação há pelo menos seis meses e serem inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).O cadastro pode ser feito gratuita e rapidamente pelo próprio empresário na página do Ministério do Turismo.