Ouro Preto

Cidade histórica lança hoje seu Festival de Turismo

Evento acontecerá de 7 a 10 de agosto e pretende discutir a estrutura e o futuro das cidades do Circuito do Ouro

Qui, 13/06/19 - 17h36
Ouro Preto será palco, pela segunda vez, de um festival de turismo

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto será palco, no mês de agosto, do Festival de Turismo.

O evento, que acontece de 7 a 10, visa fortalecer o segmento turístico como setor de desenvolvimento econômico, cultural e histórico dos municípios que integram o Circuito do Ouro, através de palestras, feira de expositores, áreas temáticas, rodada de negócios e discussões acadêmicas.

O evento será lançado oficialmente hoje, às 19h30, na cidade histórica. O primeiro ensaio para a realização de um festival de turismo na cidade ocorreu há dois anos por iniciativa da prefeitura local e da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-MG), mas não teve continuidade.

O encontro de agora tem novos promotores - Ouro Preto e Circuito de Ouro Convention & Visitors Bureau e a CM Marketing e Eventos, com apoio da prefeitura local, Sebrae e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). "Juntamos muitas forças para construir esse evento", afirma Cássia Neves, diretora da CM Marketing e Eventos.

Conforme relata Cássia, a ideia do Festival do Turismo nasceu de um diagnóstico realizado nas 15 cidades que compõem o Circuito do Ouro para identificar a estrutura e a vocação turística de cada um deles.

O levantamento extrapolou essa região e abrangeu outros circuitos no entorno. "Trabalhamos municípios que têm uma estrutura semelhante. Essa é uma região mineradora e isso tem um grande impacto na economia desses municípios, porque, além disso, todos também têm forte vocação turística", enfatiza Cássia.

Em quatro dias de eventos, o festival terá uma área dedicada aos expositores. "Até agora 60% dos espaços já estão fechados", revela ela.

Do exterior, já estão confirmadas as presenças de Portugal e França, além de uma conexão, através da Ufop com México e Peru.

Um setor de gastronomia será comandado pelo Senac Minas, baseado na pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira, iniciada em 2015, que resgata e dá novos usos a hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais.

"Esse é também um festival de negócios, todo direcionado para empresas, instituições de fomento e públicas. É essa cadeia produtiva do turismo que faz a roda verdadeiramente girar", diz Cássia.

Na estrutura de palestras, acontecerão dois fóruns - um que discutirá o futuro das cidades mineradoras - e outro dedicado às mulheres empresárias e empreendedoras.

No evento, o Sebrae irá lançar oficialmente, em Minas Gerais, o programa Investe Turismo – Parcerias para Transformar Destinos, feito em conjuto com o Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), já lançado nacionalmente em maio passado.

Outra vertente que o festival pretende desenvolver são discussões acadêmicas sobre vários temas, entre eles a questão ambiental.

 

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Leia mais
LEIA MAIS
Acordo
Aéreas
Levantamento
Viaje por Minas
Pernambuco
Dilema em Pernambuco
Grande marco
Arquipélago
Marketing
"Mangaia"