Ecoturismo

Confira 5 lugares na costa brasileira para fazer avistamento de baleias

Em meados dos meses de julho e agosto, animais marinhos chegam ao litoral do país para procriar

Ter, 06/08/19 - 03h00
Jubarte, franca, bryde e minke-comum são as espécies que, mais frequentemente, chegam às águas tropicais do nosso país | Foto: Enrico Marcovaldi/Projeto Baleia Jubarte

Ouça a notícia

Desde julho, as baleias vêm fazendo parte dos noticiários brasileiros. Banhistas da Bahia, do Rio e até de São Paulo já foram surpreendidos com um espetáculo espontâneo da natureza: saltos, esguichos, cauda e barbatanas no ar, numa espécie de balé marinho. Até meados de outubro, é a temporada de observação desses animais na costa brasileira. Só no litoral baiano, a estimativa é da passagem de cerca de 20 mil baleias. 

Espécies

Há quatro espécies que, mais frequentemente, saem das águas frias da Antártida e chegam às águas tropicais do nosso país para procriar: jubarte, franca, bryde e minke-comum.

Diversos destinos no Brasil oferecem passeios turísticos para conferir a “performance acrobática” delas. O ponto de observação mais famoso é o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Há saídas de barco para lá da cidade de Caravelas, a quatro horas de carro de Porto Seguro.

É essencial agendar a atividade com bastante antecedência. Durante a alta temporada, neste mês, os barcos lotam rapidamente.

Confira, a seguir, cinco lugares onde é possível fazer avistamento de baleias no Brasil e programe já o seu passeio.

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.