Até o dia 20 de julho, Itabira, terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, promove o 51º Festival de Inverno. Realizado pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o tema deste ano é “Ser cultural” e propõe uma reflexão sobre o papel da cultura como elemento formador da identidade itabirana — uma identidade poética, criativa e em constante transformação.

A programação do festival é ampla e diversa e reúne:

  • 25 oficinas formativas
  • 28 shows — com atrações de renome nacional como Nação Zumbi, Lô Borges, Lenine e Pato Fu
  • 8 apresentações de teatro
  • 3 de dança
  • 2 sessões de contação de histórias
  • 2 palestras
  • 1 lançamento de livro
  • 2 exposições
  • 11 intervenções culturais
  • 2 intervenções urbanas de muralismo

Também fazem parte da programação as apresentações dos Corpos Estáveis da FCCDA: Tumbaitá, Coral, Orquestra de Câmara e Drummonzinhos. Além disso, haverá performances especiais com alunos e professores da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI).

As atividades percorrem múltiplas linguagens artísticas e formatos, promovendo experiências formativas, sensoriais e reflexivas, aproximando artistas e público e valorizando a arte como instrumento de escuta, pertencimento e preservação da memória coletiva.

“A fundação, que neste ano completa 40 anos, teve sua origem ligada ao Festival de Inverno, evento que consolidou nossa missão de promover e preservar a cultura em Itabira. O festival reforça a identidade e a memória da cidade, além de gerar impactos positivos na economia local, envolvendo artistas, produtores, comerciantes e o turismo. Ele demonstra como a cultura é um motor essencial para o desenvolvimento e o orgulho da comunidade”, destaca Vanessa Faria, superintendente da entidade.

O prefeito Marco Antônio Lage ressaltou a necessidade de otimizar recursos diante da queda na arrecadação da prefeitura, sem que isso comprometesse a qualidade do Festival de Inverno. “Reconhecemos a importância histórica e cultural desse evento, realizado de forma ininterrupta há 50 anos, e por isso não podemos abrir mão de mantê-lo vivo para a nossa população", afirma.

Grandes nomes da música

No dia 11 de julho (sexta-feira), às 22h30, o cantor e compositor Lenine apresenta um espetáculo marcante, reunindo sucessos como “Paciência”, “Hoje Eu Quero Sair Só” e “O Silêncio das Estrelas”. 

Encerrando o festival, no dia 20 de julho (domingo), às 19h30, a banda Pato Fu comemora 30 anos de carreira em um show repleto de hits e releituras, como “Canção Pra Você Viver Mais”, “Sobre o Tempo” e “Eu Sei”.

Os espaços escolhidos para o 51º Festival de Inverno de Itabira reforçam a conexão entre cultura, território e memória. A Concha Acústica, no Pico do Amor, será o palco principal do evento, unindo tradição, paisagem e infraestrutura ideal para as grandes apresentações. A entrada é gratuita, porém limitada e por ordem de chegada. 

O histórico Paredão da rua Tiradentes também recebe parte da programação, fortalecendo a identidade e a cidadania
local. Além disso, haverá atividades diversas em pontos da cidade, ampliando o acesso à arte e promovendo uma vivência cultural mais democrática. A programação completa está disponível no site FCCDA e no Instagram @fccda

.