Viva a tradição!

Festa da Goiaba: São Bartolomeu promove seu principal produto, a goiabada cascão

De 19 a 21 de abri, o evento terá feira de doces e produtos locais, comidas típicas, shows e intervenções artísticas no distrito de Ouro Preto

Por O Tempo
Publicado em 08 de abril de 2024 | 07:00
 
 
A goiaba cascão é patrimônio imaterial de Ouro Preto Foto: Ane Souz / Divulgação

São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, celebra de 19 e 21 de abril a XXVII Cultural da Goiaba, com programação gratuita e valorização da produção artesanal de um dos doces mais famosos de Minas Gerais, a goiabada cascão. Em 2008, a produção artesanal do doce foi inserida no livro dos saberes e celebrações de Ouro Preto como patrimônio imaterial e cultural pela Unesco. O tradicional evento é realizado pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (Adaf), com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, da Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu (ADESCOB), da comunidade local e do Coletivo Candeia (Arte, Cultura e Saberes).

A festa acontece há 31 anos no bucólico e sossegado distrito de São Bartolomeu, a cerca de 50 minutos de Ouro Preto, mais conhecido como um “Doce pedaço de Ouro Preto”, devido à produção artesanal do famoso doce. “A tradição de nosso distrito se renova a cada dia com a realização do evento. A Festa da Goiaba é onde comemoramos a colheita anual e comercializamos a produção, colaborando com a sustentabilidade de mais de 20 pequenos negócios familiares, onde também reafirmamos nossa cultura doceira e deixamos o registro de nosso trabalho para as gerações futuras”, celebra Pia Chaves, vice-presidente da Adaf e referência na produção de doces.

A programação, gratuita, inclui feitura do doce ao vivo, apresentação da memória dos "Doces em Versos", exposição, teatro, oficinas de gastronomia adultas e infantis com a temática da goiaba e shows com grupos e bandas regionais, além da tradicional feira onde são comercializados doces, molhos, geleias, doces em barra, cristalizados, em calda, licores, vinho de jabuticaba, cosméticos naturais, artesanatos locais e quitandas.

Ao longo do evento, também serão dispostas barracas de comidas típicas, como o tradicional pastel de feira, o pastel de angu mineiro, caldos e o tradicional tropeiro da Adaf, com renda destinada para a associação dos doceiros. “A edição deste ano será muito especial, pois estamos comemorando os16 anos do registro da arte doceira como patrimônio cultural e imaterial de Ouro Preto, tombado pela Unesco”, declara Pia.

Quem deseja curtir a festa com tranquilidade e ainda aproveitar para conhecer as belezas naturais da localidade mineira deve se apressar, porque as opções de hospedagem, entre elas pousadas, casadas de aluguel e camping, no distrito e nas imediações tendem a se esgotar rapidamente, devido à alta procura nesta época do ano. Além da infraestrutura hoteleira de Ouro Preto, os distritos de Glaura, Cachoeira do Campo e Santo Antônio do Leite também oferecem meios de hospedagem.

Serviço

O que: Festa Cultural da Goiaba
Quando: 19 a 21 de abril
Horário: sexta-feira, das 18 às 22h | sábado, das 12 às 22h | domingo, das 12 às 21h
Onde: rua do Carmo, São Bartolomeu
Informações: Instagram / @festadagoiabasaobartolomeu

Confira a programação da Festa Cultural da Goiaba

Dia 19 (sexta-feira)

17h: abertura oficial com autoridades, doceiras e produtores locais
18h às 22h: programação cultural e shows

Dia 20 (sábado)
10h:
abertura da feira de Doceiras e produtores locais e oficina de gastronomia Infantil
12h às 22h: programação cultural e shows

Dia 21 (domingo)
10h:
abertura da feira de Doceiras e produtores locais e oficina de gastronomia adulta
12h às 16h: início da programação cultural e shows