O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) está dando um passo importante para fortalecer o setor de turismo em Minas Gerais. Uma nova escola social de gastronomia será ampliada para criar um hotel-escola que se tornará referência na hospitalidade do estado. O projeto será realizado em parceria com a Vale, e o primeiro passo para sua concretização foi a assinatura de um memorando de entendimentos entre as instituições. A previsão é que o hotel-escola seja construído em até dois anos em uma área da Vale na Mina de Águas Claras, em Nova Lima.
A iniciativa responde a uma demanda estratégica de Minas Gerais, um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com um fluxo crescente de visitantes, o estado precisa investir continuamente na qualificação de mão-de-obra para hotéis e empreendimentos ligados ao turismo. O hotel-escola do INHAC oferecerá 600 vagas anuais em cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, formando profissionais para atender com excelência e reforçar a reputação mineira de acolhimento e qualidade.
Segundo Sarah Rocha, diretora executiva do INHAC, a ampliação do instituto vai multiplicar o impacto social e econômico do trabalho já realizado: "Formar profissionais de alto nível é investir no futuro do turismo de Minas. "
Com o hotel-escola, vamos ampliar as oportunidades para que mais pessoas tenham acesso a cursos de excelência, preparados para atender às exigências do mercado." Esse novo passo do INHAC só será possível com o apoio de empresas por meio de recursos incentivados. "As empresas apoiadoras mudam a vida de muitos jovens quando decidem aportar seus recursos na implantação de novas escolas. Juntos vamos transformar muitas histórias de vida por meio da educação, da gastronomia e da hospitalidade". (Sarah Rocha)
Para Luiz Henrique Medeiros, diretor de Territórios e Uso Futuro da Vale, a instalação do hotel-escola está totalmente alinhada com o objetivo da mineradora de dar uma nova destinação às áreas que não são mais utilizadas para mineração em consonância com os interesses das comunidades próximas.
"Nas escutas que temos realizado junto aos moradores da região, o turismo sempre aparece como uma das primeiras opções. E Minas Gerais realmente tem crescido como destino turístico e tem uma demanda por profissionais bem-preparados. Então esse projeto do INHAC traz inúmeras vantagens. Além disso, utilizando uma área já estruturada, como a MAC, reduz os impactos e contribui para a preservação de um espaço privilegiado, aos pés da Serra do Curral e próximo à mata do Jambreiro", destaca Luiz Medeiros.
A Mina de Águas Claras foi desativada em 2002 e está sob a gestão da Vale desde 2006, quando a empresa adquiriu a MBR e assumiu o compromisso de realizar as obras necessárias para a recuperação ambiental e fechamento da mina.
Homenagem ao café mineiro
O empreendimento prestará homenagem a um dos produtos mais emblemáticos e reconhecidos de Minas: o café. O novo espaço será destinado à promoção da cultura e da gastronomia de Minas, com uma exposição de longa permanência sobre o café e espaços multiusos para a realização de eventos culturais. O grão, símbolo de tradição, sabor e identidade mineira, estará presente também na concepção arquitetônica e sensorial do hotel-escola, desde texturas e tonalidades inspiradas no café nas paredes, até aromas e propostas criativas que irão permear ambientes e experiências.
O hotel-escola terá a estrutura de um empreendimento hoteleiro real com a metodologia pedagógica do INHAC, permitindo que alunos aprendam na prática, operações do dia a dia. A proposta é criar um modelo de formação profissional alinhado às melhores práticas internacionais, sem perder o toque humano, a tradição da hospitalidade mineira e a identidade que o café representa para o estado.
Assinado pelo chef Leo Paixão, o INHAC é uma escola social de gastronomia que faz parte do Programa Trilhas de Futuro do Governo de Minas. Oferece anualmente o curso técnico em gastronomia, com 80 vagas gratuitas. O curso propõe uma metodologia inovadora, para além da formação técnica. É reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e tem carga horária de 960 horas e está integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), no Espaço 35 localizado no bairro Olhos d'Água.