Em breve, vamos nos despedir do verão – o outono começa em 20 de março –, e as praias, piscinas e as cachoeiras mal viram nossos corpinhos mineiros desfilarem por aí. Motivo? As chuvas torrenciais que vêm assolando diversas regiões do país desde o início do ano.

Em fevereiro, o Sudeste teve chuvas acima da média. Recordes foram quebrados em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. O aquecimento global é apontado como a maior causa de tamanha mudança climática. Fenômenos naturais têm desafiado muitas das estações outrora tão bem definidas. Mas ainda é possível estimar destinos com tempos mais firmes no próximo mês, início da baixa temporada, que segue até novembro.

Em abril, vale passar um fim de semana prolongado em Búzios, por exemplo, onde os preços de hospedagem na Região dos Lagos, no Estado fluminense, começam a cair. 

No Sul, fique de olho em pacotes de viagens para Florianópolis (SC), que tem tempo ensolarado e menos trânsito na ilha nesta temporada. No início do outono, a Ilha do Mel, no Paraná, os banhistas ainda encontram agúas agradáveis e sol certo. 

No Nordeste, a boa pedida é o sul baiano. Em abril, Porto Seguro tem preços bem mais convidativos do que no Carnaval, e as chuvas, quando vêm, são muito rápidas. As temperaturas são altas o ano todo. Na região você pode escolher a praia que melhor encaixe no seu perfil: de Trancoso, point de famosos, até a alternativa Caraíva.