Entretenimento

Reabertura dos parques temáticos é mais lenta

Dos mais de cem empreendimentos no país, apenas oito voltaram a funcionar

Por Da Redação
Publicado em 11 de agosto de 2020 | 09:31
 
 
No Beach Park, na água não é necessário usar máscara, mas o distanciamento entre as pessoas continua a ser necessário Beach Park/Divulgação

Com a reabertura ontem do parque aquático do Beach Park, em Aquiraz, no Ceará, são agora oito os parques temáticos e aquáticos abertos no Brasil. A retomada do setor vem acompanhada de rigorosos protocolos, que levam em conta não só recomendações do Ministério do Turismo, mas medidas definidas pela The Global Association for the Attractions Industry (Iaapa, na sigla em inglês).

“Faz parte de nosso DNA antes mesmo da pandemia seguir protocolos, e o da Covid-19 é apenas mais um. Nossos funcionários já estão acostumados com o rigor na segurança”, afirma Vanessa Costa, presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), entidade que reúne mais de cem parques e serviços de entretenimento espalhados pelo país. 

Entre os protocolos estão a aferição de temperatura dos usuários, uso obrigatório de máscaras, desinfecção após o uso dos brinquedos, diminuição da capacidade de público, marcações no chão do distanciamento entre as pessoas, vendas de ingressos online, fila virtual de atrações, capacitação de colaboradores e aumento da comunicação nos parques para conscientizar os visitantes.

De acordo com a associação, até então estavam em funcionamento apenas parques em Santa Catarina, entres o Beto Carrero World, em Penha (SC), Unipraias, complexo natural com atrações, mirantes e bondinhos, e o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC). No ano passado, os parques associados à Adibra receberam em média 55 milhões de visitantes.

No Beto Carrero, uma das novidades é o aplicativo Fila Virtual para permitir ao visitante agendar as atrações, evitando aglomerações. No Beach Park, o investimento em tecnologia vem para diminuir o contato entre as pessoas. Além da “fila virtual”, a compra de ingressos é por meio do site, e a entrada, mediante apresentação de QR Code, código também usado no cardápio dos restaurantes.

No Sudeste, Hopi Hari, em Vinhedo, e Thermas dos Laranjais e Hot Park, em Olímpia, todos em São Paulo, ainda estão fechados. Em Caldas Novas, a abertura é parcial. Mesmo com o decreto municipal que permite a reabertura, o Grupo diRoma decidiu retomar as atividades somente no dia 28 de agosto. Já o Hot Park, no Rio Quente Resorts, abriu ao público na sexta-feira, com capacidade inferior a 50%.

Parques abertos:

Beto Carrero World (Penha, SC)
Complexo Unipraias (Balneário Camboriú, SC)
Oceanic Aquarium (Balneário Camboriú, SC)
Snowland (Gramado, RS)
Alpen Park (Canela, RS)
Hot Park (Rio Quente, GO)
Costa do Sauipe (BA)
Beach Park (Aquiraz, CE)
Rio Star (RJ): Reabre em 15/8
Hot Beach Olímpia (SP): Reabre em 18/9