Um novo roteiro de turismo de experiência foi lançado na Paraíba em dezembro. Trata-se da Rota das Flores, na região do Brejo Paraibano, que passa pelas cidades de Areia, Remígio, Solânea e Pilões. A região está localizada na instância de governança do Fórum de Turismo do Brejo, que atualmente trabalha junto ao Sebrae-PB o potencial da economia criativa, o turismo de natureza e rural para gerar fonte de trabalho e renda para as comunidades.

 

A Rota das Flores nasceu do projeto de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae, que vem atuando há três meses nas 12 regiões turísticas da Paraíba, para lançar novos roteiros turísticos. No caso da rota, a inspiração para sua criação é a história do trabalho de mulheres que mantêm suas famílias através do cultivo das flores de corte e em jarros. Além das histórias de luta e superação, há ainda um sentido de vivência na natureza.

 

 

A importância da rota foi materializada na Lei 12.946, sancionada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho, reconhecendo Areia como “Capital Paraibana das Flores”. Para Maria das Dores dos Santos, presidente da Associação para Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas (Adesmaf), a rota terá importância na atração de turistas, garantindo o desenvolvimento e sustentabilidade da região.

 

Maria Helena Lourenço dos Santos, presidente da Cooperativa de Floricultores do Estado da Paraíba, destaca que a Rota das Flores promove ainda o turismo ecológico, incentivando a preservação da natureza. “Além disso, contribui para a economia local, gerando emprego e renda para os moradores. A beleza das flores atrai visitantes de todo o mundo, colocando a região no mapa do turismo sustentável”, disse.

 

Atualmente, a região paraibana é conhecida pela Rota Caminhos do Frio, que oferece uma série de experiências durante os meses de julho a setembro, quando a temperatura da região fica em torno dos 12 °C. Nesta época, as cidades da região oferecem programação musical, artes cênicas, gastronomia, trilhas e visitas aos engenhos, além do aconchego dos meios de hospedagem, num circuito que passa por nove cidades.

 

 

“Marcada pelas raízes das solanáceas, Solânea se destaca em meio ao Brejo Paraibano por meio de seus encantos e sutilezas, florindo arte, cultura e tradição em todas as estações. Diante disso, fazer parte da Rota das Flores engrandece ainda mais sua beleza. O Riacho dos Campos é um dos espaços a serem desbravados no município”, comenta Helton Martins, dono da propriedade rural. Para o presidente da Associação de Cultura e Turismo de Solânea (Actus), Josivaldo Teotônio, a rota é uma grande conquista para o turismo de Solânea, tirando a cidade do anonimato para um primeiro passo de “nós existimos”.

 

A Rota das Flores promete ser a primeira do Nordeste a reunir turismo rural, vivência e gastronomia. Vários equipamentos turísticos também estão preparando os seus cardápios com as flores pancs (comestíveis) – há ao menos 15 espécies na região. É o caso do Emporium 31, Matuto Adaptado, Cafeteria Casa da Talha, Pousada Vaca Brava e Pousada Casa do Lago em Areia, além do Restaurante Pesque e Pague em Alagoa Nova.

 

 

Em Areia, meios de hospedagem como a Pousada Rural Vaca Brava, que conta com suítes com nome de flores nas portas, e a Pousada Diamante da Serra, que recentemente realizou a pintura em sua parte interna com a flor de cedro, demonstram como a rota pode unir os empresários e ser um grande sucesso no Brejo Paraibano.

 

Uma das agências organizadoras dos passeios é a Flor da Trilha, do casal Moisés e Sandra. “Flor da Trilha é o nome carinhoso dado à nossa jardineira”, comenta Sandra. Ela é um veículo especial 4x4 e off-road adaptado para transporte de turistas com capacidade para adentrar em lugares de difícil acesso, onde outros veículos comuns não conseguem, e com a vantagem de levar vários passageiros de uma só vez. A ideia, segundo Sandra, é aproveitar os roteiros tradicionais, como visitas a engenhos de cana-de-açúcar e aos centros históricos das cidades do Brejo, e inserir à visitação às floriculturas e restaurantes,

 

“O passeio da jardineira pode ser feito por qualquer pessoa e proporciona sensação sem igual, livre de preocupações, oferecendo o contato direto com a natureza e as belezas do lugar, já que o veículo é aberto e permite sentir plenamente o ar e contemplar as paisagens por onde passa”, explica Sandra, que aposta nos resultados da Rota das Flores.

 

Serviço

 

Quem leva

Flor da Trilha (João Pessoa)

O roteiro irá integrar as cidades de Areia, Remígio, Solânea e Pilões, passando pelos seguintes pontos:

Floricultura Vila Real  (Areia)

Floricultura Alecrim Dourado (Areia)

Floricultura Paraíso das Flores (Areia)

Floricultura Tá na Roça (Areia)

Casa do Jarro (Areia)

Floricultura Quati (Areia)

Feirinha da Comunidade de Jussara (Areia)

Tapera (Remígio)

Fazenda Riacho dos Campos (Solânea)

Cooperativa dos Floricultores da Paraíba (Pilões)

Sítio Targino (Pilões)

Onde comer:

Emporium 31 (Areia)

Restaurante Matuto Adaptado (Areia)

Cafeteria Ciclos do Brejo (Areia)

Casa do Doce (Areia)

Restaurante Delelis (Areia)

Cafeteria Casa da Talha (Areia)

Restaurante Pesque e Pague (Alagoa Nova)

Onde se hospedar

Pousada Diamante da Serra (Areia)

Pousada Vaca Brava (Areia)

Pousada Casa do Lago (Areia)

Pousada Casa da Ana (Areia)

Pousada Vila Real (Areia)

Hotel-fazenda Triunfo (Areia)

Artesanato

Casamor (Areia)

Casamor no Portal (Areia)