O perfume é um dos itens indispensáveis no dia a dia dos brasileiros, e dados comprovam essa preferência. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil tem o 2º maior mercado do mundo nesse segmento. E hoje, no Dia Internacional do Perfume, celebramos essa paixão contando a história, curiosidades do universo da perfumaria e quais são os aromas preferidos dos brasileiros.

História

A palavra perfume tem origem do latim e significa ‘pela fumaça’. Apesar do nome ser mais popular, nem toda fragrância que consumimos é, de fato, um perfume. O mercado hoje disponibiliza outras variações como o Eau de Parfum, Colônia e o Body Splash, que vem se tornando mais popular e querido pelos brasileiros. A diferença entre eles está na concentração da fragrância e durabilidade.

Embora hoje a gente tenha um mercado extenso, nem sempre foi assim. A história do perfume surge na pré-história, quando o homem usava o fogo para queimar ervas e madeiras para melhorar o sabor dos alimentos. A fumaça que se espalhava era responsável por aromatizar os ambientes.

Foram os mercadores do oriente os responsáveis por comercializar os primeiros aromas, mas só com os romanos que o uso das fragrâncias se tornou popular.

A Europa começa a se apaixonar pelos perfumes a partir de 1490, e a industrialização e fabricação do produto em massa inicia em meados do século XVIII, nessa época, surgem as casas de perfume. Foi no século XX que os produtos se tornaram mais acessíveis para a população.

A perfumaria no Brasil

Boticário, Natura e WePink são marcas nacionais responsáveis por sucessos de venda no país atualmente. As duas primeiras estão no mercado desde 1979, e marcaram gerações com cheiros únicos. Já a caçula  Wepink, marca das influenciadoras Virgínia Fonseca e Samara Pink, surge em 2021, e em pouco tempo já é considerada um fenômeno de vendas. 

Entender o gosto particular dos brasileiros foi critério primordial para desenvolver o ‘nosso’ cheiro:

O clima tropical do Brasil influencia diretamente as preferências olfativas dos brasileiros, que tendem a escolher fragrâncias mais leves e refrescantes, como notas aquáticas, cítricas e florais frescos. Essas composições proporcionam uma sensação de frescor e bem-estar, tornando-se ideais para os dias quentes”, afirma Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura.

Essa preferência por fragrâncias frescas e envolventes reflete não apenas o clima do país, mas também a relação emocional que os brasileiros têm com o hábito de usar o perfume, como destacam os especialistas.

O consumidor brasileiro tem uma relação muito profunda e emocional com o ato de se perfumar, é um gosto olfativo proprietário, o que fez a perfumaria no Brasil ter ganho destaque no mercado internacional por trabalharmos tão bem o contraste da nossa alegria e clima através das notas frescas de acordes cítricos, com uma sensualidade sutil e própria do brasileiro”, explica César Veiga, Expert em Fragrâncias O Boticário.

Já a WePink, fenômeno de vendas na internet, se destaca por produzir no Brasil perfumes inspirados em fragrâncias de luxo internacionais. A marca tornou acessível aromas bem parecidos com o de perfumes importados, como o sucesso da marca 'One Touch', inspirado no luxuoso Lancôme La Vie Est Belle que custa até 5x mais que o vendido pela marca de Virgínia Fonseca.

Os preferidos:

O primeiro perfume da Natura, em 1979, foi o Sr N para representar o homem brasileiro. A fragrância foi reformulada em 2007, mas continua no portfólio da marca. Ao longo dos anos, outras fragrâncias se tornaram marcos na história da marca. A linha Mamãe e Bebê, lançada em 1993, ainda hoje é sucesso de venda e traz à luz a importância do vínculo afetivo desde a gestação. As linhas Kaiak e Humor também são dois exemplos marcantes de aroma nacional.

No Boticário três perfumes se destacam em sucesso de vendas, o masculino Malbec, e os femininos Floratta e Lilly. Já o primeiro perfume lançado pela marca, em 1979, foi Acqua Fresca, pensado para mulheres, o produto tinha um caminho olfativo fresco, com notas cítricas e amadeiradas.

A Wepink, com menos de 4 anos de mercado, já lançou 51 desodorantes colônia. O sucesso da marca é ainda maior com os Body Splashs que já são, ao todo, 80 fragrâncias disponíveis que custam, em média, R$ 29,90.