A gente tem a mania de acreditar que tudo aquilo que é mais caro, é melhor. É claro que a teoria tem fundamento, e existem marcas com valores mais elevados que realmente entregam qualidades superiores. Entretanto, para toda regra há exceções, e no mundo das maquiagens não é diferente.
Centenas de blogueiras, inclusive maquiadoras profissionais, viralizam na internet ao indicar produtos de maquiagem que custam em média R$ 20, mas que entregam cor, durabilidade e até ativos que cuidam da pele. O ‘boom’ faz com que marcas nacionais e internacionais se adaptem para acompanhar tendências e oferecer produtos baratos que sejam bons.
A marca brasileira de maquiagens Fenzza, que está no mercado nacional há 10 anos, é um exemplo de empresa que valoriza a acessibilidade dos produtos para todos os tipos de clientes. Segundo a CEO da marca, Renata Canonici, o autocuidado deve caber na rotina e no bolso de qualquer pessoa.
“A Fenzza valoriza a inovação, a diversidade e a autoexpressão, oferecendo produtos que aliam alta performance, design moderno e preços acessíveis. A marca acredita que beleza é um direito de todos”, afirma.
Foi com uma base matte, no estilo ‘rebocão’, que a marca russa Ruby Rose entrou com expressão no mercado brasileiro, sempre com a premissa de oferecer produtos acessíveis. De 2001 para 2025, as tendências e o estilo de se fazer maquiagem mudaram, a empresa foi conquistando a confiança do consumidor e hoje está entre as marcas econômicas preferidas das brasileiras.
“O foco principal da marca hoje é trazer produtos de qualidade, produtos que são tendências e que estejam ao alcance de todos. O slogan da marca é esse: uma beleza ao alcance de todos”, afirma Débora Rosa, maquiadora e desenvolvedora de produtos da marca.
Os tutoriais de makes na internet também foram uma virada de chave para ajudar a quebrar um pouco do preconceito por maquiagens mais baratas. Hoje, a facilidade de se produzir conteúdo faz com que as redes sociais sejam um termômetro de aprovação ou reprovação de um produto.
Consertar erros e manter contato direto com o consumidor também é um parâmetro para ganhar confiança no mercado. Bianca Andrade passou por algo parecido em 2024, quando lançou a linha autoral de Boca Rosa. Após uma chuva de críticas na internet, a empresária precisou reformular a linha.
Manter o equilíbrio
Equilibrar custo-benefício e qualidade é, de fato, um desafio para marcas que desejam manter o preço acessível nos produtos. Escolha que tem consequências e, em alguns casos, significa abrir mão de lançamentos.
“Tem produtos que a gente não consegue aprovar, dar andamento justamente por isso, porque a gente não consegue chegar em um preço acessível para o consumidor”, afirma a desenvolvedora dos produtos da Ruby Rose.
Situação semelhante também já aconteceu com a brasileira Fenzza, que busca apoio no mercado nacional;
“Trabalhamos com uma cadeia produtiva otimizada, insumos de qualidade e uma estrutura nacional que permite reduzir custos logísticos. Alguns momentos optamos por não lançar determinados produtos ou reformular propostas inicialmente planejadas, justamente para manter a coerência com nossa política de preços acessíveis. Antes de qualquer lançamento, avaliamos o impacto da decisão para o consumidor final”, explica a CEO da marca, Renata Canonici.
Como avaliar a qualidade de uma maquiagem barata?
Apesar de existir empresas sérias, que buscam equilibrar qualidade e preço acessível, nem todo produto barato é realmente confiável. É importante desconfiar de valores muito abaixo do mercado, principalmente se for de uma marca que tem um custo mais elevado. Nestes casos, há a possibilidade dessas maquiagens serem falsificadas, produzidas em laboratórios clandestinos e sem regulamentação.
A maquiadora da Ruby Rose afirma que é necessário confirmar alguns itens básicos antes de fazer a compra. “Na regulamentação da Anvisa é necessário ter a composição, em inglês e português, daquele produto”.
Conhecer um pouco dos componentes do produto e avaliar rótulos também é outra dica importante: “A base precisa ter ativos que tratam a pele. Porque a maquiagem nada mais é que uma sujeira que você está colocando ali. Então, se ela não tiver nada que vai contribuir para que o dano seja o mínimo, é um pouquinho complicado”, explica Débora Rosa. A especialista também participa do desenvolvimento de produtos da marca e elenca a Vitamina E e o ácido hialurônico como exemplos de elementos importantes na fórmula de uma base.
Outra dica preciosa é entender qual é o tipo de produto que se adapta a sua própria pele.
“É importante que você vá uma vez no ano ao dermatologista para conhecer a sua pele e entender o que faz bem e o que pode ser prejudicial. Às vezes o produto é bom para mim, mas não significa que ele é bom pra você”, finaliza Débora.
Dicas de produtos baratinhos aprovados pela reportagem:
- -Blush Carved In Marble Obsidian: R$ 25,81
- -Base Facial Tint Bauny Be Easy FPS20: R$ R$ 53,32
- -Gel Para Sobrancelhas Melu- R$13,00
- - Mascara Para Cilios Peel Off Selfie Melu: R$ 23,17
- -Playboy Pó Facial Translúcido Photo Microfinish Powder: R$ 25,00
- - Blush compacto Choco Fun Fenzza: R$ 11,99
- - Contorno labial Fenzza: R$ 11,99
- - Base Líquida Soft Blen Ruby Rose: R$ 23,17
- -Pó Compacto Vizzela: R$ 34,90