Belo Horizonte recebe, nesta semana, o maior salão de negócios da América Latina, o Minas Trend. Sabe o que isso significa? Que tudo aquilo que será tendência nos próximos meses e estará nas vitrines das lojas mineiras e nacionais passa por esse evento, que reúne expositores e lojistas de todo o Brasil.

A 33ª edição, no BH Shopping, conta com a exposição de mais de 150 marcas e tem a expectativa de gerar aproximadamente R$ 27 milhões em negócios. Segundo Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o evento, além de valorizar a moda mineira, abre portas para empresários de todo o Brasil. 

“A gente não quer que o Minas Trend seja um evento só de Minas Gerais. A gente tem empresa do Brasil inteiro aqui. Alagoas tem uma participação grande, empresas do Rio Grande do Sul e de vários estados” explica Flávio.

Este ano, o evento tem como novidade a participação da moda masculina pela primeira vez. Os estreantes comemoram o espaço, que representa oportunidade e crescimento para o setor. 

“A gente tá muito feliz de ter sido convidados e tá com uma grande expectativa. Antigamente o homem não preocupava com moda, mas hoje ele está como a mulher mesmo. Se preocupa em ter uma roupa nova para um grande evento, por exemplo”, comemora Priscila Nogueira, expositora da San Loren camisaria, de Divinópolis. 

O mercado da moda kids está mais consolidado nesta edição, e todos os desfiles dessa temporada serão voltados para este tipo de público. As marcas Gabriela Aquarela, Camu Camu, Pinkx Digi, Blue Infantis, Cattai e Kiki inauguraram a passarela do evento. 

FOTO: Pollyana Sales

Força para a economia mineira 

O setor da moda em Minas Gerais tem mais de 8 mil empresas e gera mais de 121 mil empregos diretos.  O estado se destaca pela criatividade e capacidade de produção e exportação, características impulsionadas pelo Minas Trend. 

“A moda mineira sempre teve a sua força que é fruto da criatividade da nossa cultura, dos nosso valores, passados para a criação do nossos estilistas e designs. O Minas Trend  traz atenção para essa moda mineira. Ele transforma e consolida essas marcas difusas em um grande evento de moda”, afirma Flávio Roscoe.

Os microempreendedores também têm espaço garantido nesta edição. Com o apoio do Sebrae, mais de 40 pequenas empresas participam do evento, expondo seus produtos e demonstrando a força do empreendedorismo local.

 “A gente tem um trabalho forte no próprio Sebrae para trabalhar essas microempresas e fazer com que elas tenham condições de estar aqui e fazer negócio. É um trabalho ao longo do ano para a gente aproveitar essa fatia do mercado que a gente sabe que está crescendo e vaporizando a moda autoral de Minas Gerais”, explica do diretor técnico do Sebrae, Douglas Cabido. 

O evento não é aberto ao público. O espaço do Minas Trend é reservado somente para expositores e lojistas de todo o país, mas os negócios que acontecem durante o evento impactam diretamente naquilo que será tendência na moda dos próximos meses. O salão de negócios mineiro, além de impulsionar a economia do setor, evidencia Minas Gerais como um polo estratégico da moda nacional. 

“A todo momento, surge uma grande marca mineira que ganha adeptos, que ganha corações aí no mundo da moda. O  Minas TREND ele é um criador e impulsiona isso”, finaliza o diretor da FIEMG.