Uma nova tendência entre os jovens da geração Z parece dominar o mercado. O gloss-chaveiro, item que une maquiagem e decoração para bolsas, ganha força nas redes sociais, especialmente no TikTok, impulsionada pela estética maximalista e pelo estilo inspirado nos anos 2000.
O fenômeno integra um movimento estético que valoriza o excesso e elementos kitsch, com penduricalhos divertidos para bolsas e roupas. A partir de 2024, plataformas digitais amplificaram a visibilidade desses produtos.
A pesquisadora de tendências Nina Grando relaciona o sucesso desses itens a uma busca por expressão pessoal. "Eles acompanham uma tendência estética em crescimento: o maximalismo", explica. Ela associa o fenômeno ao conceito "kidult", que incorpora elementos infantis na vida adulta.
Grando identifica também um significado mais profundo nessa moda. "Também é uma forma de escape de um mundo tão terrível, com guerras, custo de vida elevadíssimo, inflação, a geração Z sem perspectiva de ter casa própria."
Nicholas Street, estudante de 20 anos, adquiriu o Lip Honey da marca FRAN, com embalagem de colmeia inspirada na fragrância de mel do cosmético, após ver o produto em vídeos do TikTok e Instagram. Para ele, o principal atrativo foi a qualidade do produto e a embalagem bonita, não a possibilidade de pendurá-lo na bolsa.
A moda dos glosses-chaveiros é mais evidente em ambientes urbanos e nas redes sociais, onde as chamadas "cacareco girls" compartilham coleções de chaveiros, bonequinhos e miniaturas em bolsas, mochilas e cintos.
Marcas brasileiras como FRAN by Franciny Ehlke, Mari Maria Makeup e Dudah Beauty lançaram versões do produto. Empresas internacionais como Fenty Beauty, Kiko Milano e Glossier também aderiram à tendência. O TikTok contribuiu para a disseminação com vídeos DIY ensinando a criar versões personalizadas.
O formato de chaveiro apresenta desafios práticos. Street afirma que nunca pendurou o gloss labial na bolsa. "Eu tinha medo de que alguém roubasse. Eu acho o conceito legal, mas não é tão prático para o dia a dia", revela o jovem.
Usuários nas redes sociais comentam sobre a funcionalidade limitada. Como o gloss-chaveiro geralmente fica preso à tampa, é necessário levar a bolsa até a boca ou remover o item antes da aplicação. Modelos com capas removíveis solucionam esse problema, embora sejam menos seguros.
"É como qualquer peça de roupa ou acessório que você mostra em público. O gloss faz parte da sua estética, mostra a marca que você acompanha, o que é tendência no TikTok. É um jeito de sinalizar que você está antenado", diz.
A pesquisadora prevê expansão para outros cosméticos. "Se as marcas forem espertas, vamos ver protetores solares, perfumes sólidos, tudo em versão mini, pendurado na bolsa", aposta.
Grando observa que a geração Z tem uma visão integrada de estilo. "Eles não olham para estilo só como uma peça de roupa, um corte de cabelo ou a maquiagem. É tudo: a playlist, os games, o fã-clube de que faz parte. E os chaveiros são uma forma de traduzir tudo isso offline", explica a pesquisadora.