A maior feira de beleza da América Latina e a 2ª maior do mundo desembarcou em Belo Horizonte nos últimos dias e trouxe novidades do setor para profissionais e consumidores mineiros. Aproximadamente 200 marcas estiveram presentes na 'Professional Fair' e apresentaram tendências nas áreas de estética, maquiagem, esmaltes e cosméticos em geral. As novidades vão desde manteiga para hidratar as mãos a ultrassom para rejuvenescer a pele íntima.

O Brasil está entre os três maiores lançadores de produtos de beleza do mundo. Trazer a feira para Belo Horizonte é uma iniciativa para conectar os mineiros com as novidades do mercado nacional e internacional.

“Nosso propósito e missão é levar conhecimento para as regionais e para os profissionais e fortalecer o setor de beleza. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os maiores consumidores do Brasil, e os mineiros têm avidez por conhecimento”, afirma Keila Kerber Bonow, Head de Projetos Regionais e Dados da Beauty Fair.

O mercado de estética e beleza é promissor e tem a expectativa de movimentar até US$ 32 bilhões até 2027, conforme dados Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Statista. E é para acompanhar este interesse contínuo dos consumidores que as marcas investem em inovação e tendências.

Para te ajudar a ficar por dentro do que está em alta no setor, a reportagem do portal O TEMPO foi até a Professional Fair, no Expominas, e separou algumas tendências que prometem conquistar consumidores:

Máquina de Bronze em 12 minutos

Ficar horas no sol para ganhar o bronze dos sonhos pode ser coisa do passado. Uma máquina da marca Infinix promete bronzear a pele com laser em apenas 12 minutos. Além dos benefícios estéticos, o equipamento também promete vantagens para a saúde.

“O nosso equipamento de bronzeamento, ele tem a finalidade estética e voltada para a saúde com os  benefícios voltados à vitamina D, serotonina, retenção de líquido, libido, fortalecimento dos ossos, calcificação e colágeno”, afirma a biomédica e empresária Fernanda Melo.

A máquina utiliza lâmpadas próprias e segue as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O recomendado é que as sessões durem até 12 minutos e sejam feitas com, no mínimo, 48 horas de intervalo. O aparelho, que custa a partir de R$16 mil, já ganhou a preferência de famosos como o cantor Eduardo Costa, que tem a máquina em casa.

Manteiga para as mãos

Um dos principais sucessos da marca Cuccio é uma manteiga que promete hidratar as mãos e as cutículas. O produto é mais potente que os hidratantes comuns e o uso, principalmente no inverno,  quando o ressecamento da pele se torna mais frequente, deve ser intensificado. Ele custa aproximadamente R$ 49,90 e pode ser usado em salões de beleza e em casa.

Esmaltes para o inverno

Os esmaltes são atemporais, mas as cores que estão em alta no inverno são os tons terrosos e pastéis. Os pós cromados, que dão um aspecto de brilho às unhas, também são tendências do momento com alta procura pelos consumidores.

Produtos Multifuncionais e em Stick

Um lápis de boca que pode ser usado nos olhos. Um blush em stick que também serve como batom e sombra. No ramo da maquiagem, os produtos multifuncionais e em stick são os queridinhos do momento. As marcas Vizzela e Catherine Hill, presentes na feira, investem no lançamento desses produtos, principalmente em tons avermelhados de cereja, seguindo as tendências internacionais  da ‘color cherry’ e ‘red mocha’.

Ultrassom microfocado para rejuvenescer a pele

Outra novidade da área da estética que promete rejuvenescer a pele, além de tratar celulites, estrias, rugas e até melasma, é o ultrassom microfocado. A curiosidade do aparelho é que ele também pode ser usado na região íntima da mulher, contribuindo para a redução da flacidez e proporcionando um efeito lifting.

Produtos para cabelos vermelhos

A L'Oréal também apresentou um lançamento para cabelos vermelhos na feira em BH. A linha profissional ‘Color Spectrum’ promete até 100 dias de cores vibrantes para as ruivas.

“Ela tem um poderoso antioxidante na fórmula, equilibra o pH, além de ter um bloqueador de ultravioleta, que vai impedir o desbotamento da fibra do cabelo”, explica o gerente de vendas da carma Rodrigo Goes. A linha completa, com shampoo, máscara e finalizador, custa R$ 737.