Olheiras profundas, pálpebras escurecidas, pele pálida e sobrancelhas bagunçadas: este pode ser facilmente o visual de alguém que acordou depois de uma noite mal dormida ou que teve um dia de trabalho intenso. Entretanto, para a geração Z, é estilo. A "tired makeup" é a nova trend de beleza que tem gerado discussões nas redes sociais nos últimos dias. Em diversos vídeos, influenciadoras do mundo inteiro dão dicas de maquiagem para deixar o rosto intencionalmente com o semblante cansado. O movimento ganhou adeptos e já foi usado até no tapete vermelho em por celebridades internacionais.
Você usaria uma maquiagem para te deixar com a cara de cansada?
— O Tempo (@otempo) August 31, 2025
Pois é, essa é a nova trend de beleza do momento adotada pela Geração Z.
Artistas como Jenna Ortega, Billie Eilish e Vivi já adotaram ao estilo, e nós fomos até as ruas de Belo Horizonte para saber o que as… pic.twitter.com/mlyEJZDSOH
Entenda
Foi no lançamento da 2ª temporada da série Wandinha, da Netflix, que a atriz Jenna Ortega adotou o estilo sob os holofotes do mundo inteiro. Ela trouxe para a vida real o estilo da personagem ao optar por sombras escuras, aprofundando o olhar, e uma pele levemente maquiada com as sardas evidentes. Outra artista da geração Z que adota o visual com frequência é a cantora americana Billie Eilish.
Veja foto:
Apesar de ainda ser tratada apenas como mais uma "modinha" da internet e dividir opiniões entre os internautas, para quem entende de beleza, a técnica representa uma resposta aos padrões tradicionais de maquiagem que exigem uma beleza impecável e muitas vezes inalcançável.
"Acredito que a 'tired makeup' é mais do que uma fase. Ela representa um novo olhar sobre beleza, onde a vulnerabilidade ganha espaço. Mesmo que o estilo em sí perca força com o tempo, a ideia de assumir o natural e o imperfeito já está enraizada e deve permanecer como um comportamento duradouro", afirma Lavoisier, 'Beauty Artist' e expert da Eudora.
O maquiador, que já assinou a beleza de artistas brasileiras como Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann, Grazi Massafera e Camila Pitanga, afirma que, apesar de ser tratada como um novo nome, a "tired makeup" já é explorada em editoriais de moda há alguns anos.
"Na época, não tinha esse nome, mas a proposta já era a mesma: provocar, trazer estranhamento e, ao mesmo tempo, revelar beleza. Já usei olhos propositalmente borrados para criar esse ar de 'cansaço fashion'", explica o expert.
A trend no Brasil
Por internautas brasileiros, a trend foi batizada como "olhar CLT", uma maneira bem-humorada de associar o cansaço do trabalhador ao estilo do momento. Nas ruas de Belo Horizonte, por exemplo, a técnica causa estranhamento em muitas mulheres, que não se mostram interessadas em adotar a "tired makeup" no dia a dia.
"Eu já estou cansada, gente. Não preciso usar essa maquiagem pra ficar cansada. Maquiagem a gente usa pra ficar bonita", afirma a vendedora Mariana Martins.
Já a operadora de caixa Fernanda Antunes acredita que este estilo é adequado para ocasiões específicas: "Eu acho que é uma coisa exagerada demais. Para uma coisa meio temática, Halloween, até vai, combina bastante, agora para uma maquiagem de dia a dia, jamais! Já basta a cara de cansada natural", afirma.
Entretanto, há quem defenda a técnica:
"Dependendo do look, eu usaria sim! Porque é uma expressão de estilo, de rolê, de identidade. Eu acho que a maquiagem diz muito sobre identidade", afirma a também vendedora Emanuela Souza.
O expert em maquiagem, Lavoisier, reforça que este estilo é uma forma encontrada pela geração Z de romper com padrões tradicionais e mostra que é possível ver no imperfeito um elemento de identidade e estilo.
"Vejo a 'tired makeup' como uma forma diferente de enxergar a maquiagem. Em vez de buscar apenas a pele perfeita, ela valoriza o real e transforma aquilo que antes era escondido em parte do look. É uma estética que mostra que a beleza também pode estar no imperfeito e no que é único em cada mulher", finaliza o maquiador.
Tutorial para fazer o estilo "tired makeup"
- Prepare a pele com um hidratante e uma base leve, mantendo o aspecto mais natural.
- Na região dos olhos (pálpebras e olheiras) use tons acinzentados, arroxeados, rosados frios ou marrons.
- Use um lápis preto ou sombra escura abaixo da linha d’água e esfume para dar uma sensação de que a make está borrada.
- Crie profundidade e combine dois tons sem deixar linhas marcadas.
- Finalize com pouco corretivo, blush suave e lábios naturais com balm ou gloss.