Um xerife está sendo criticado após chamar seus policiais para tentar resolver uma confusão em um restaurante de fast-food. Craig Owens, chefe da polícia do condado de Cobb, estado da Georgia (EUA), pediu reforço pelo rádio após seu sanduíche do Burger King ser entregue com maionese. Câmeras corporais captaram toda a ação.

O caso aconteceu em março deste ano, mas foi divulgado por uma emissora de TV da Georgia nesta semana. Nas imagens, o xerife Owens, que é candidato à reeleição no cargo, aparece chamando seus subordinados quando um hambúrguer não foi entregue da forma que ele pediu. Ele havia solicitado um Whopper sem maionese e cortado ao meio para uma mulher não-identificada, mas o pedido veio com o condimento.

Três policiais foram vistos se apressando para chegar ao local e lá encontraram Owens, à paisana, em sua caminhonete pessoal. Quando o reforço chegou, o xerife instrui um de seus representantes a entrar no restaurante e descobrir o nome do proprietário ou do gerente.

"Não quero meu dinheiro de volta, quero descobrir quem é o dono deste lugar para poder fazer uma reclamação oficial”, afirmou o xerife.

Os policiais entraram no local e pediram nomes dos funcionários. Quando conseguiram as informações do gerente, saíram e retornaram para reportar ao chefe.

Abuso de autoridade?

O candidato ao cargo de xerife do condado de Cobb, que concorre contra Owens, denunciou o episódio como uma situação de abuso de autoridade. Mike Dodelinger, que concorre na chapa, declarou à equipe da WSB-TV:

“Estou chocado que o xerife se sinta tão incomodado com isso a ponto de fazer com que os policiais liguem as sirenes, colocando os cidadãos em risco (e eles próprios), apenas para que ele pudesse obter informações de um proprietário de empresa que claramente poderiam ter sido obtidas em outro dia", afirmou.