Mais uma pessoa morreu após ingerir um sanduíche contendo brócolis e contrair botulismo na Itália. A vítima, Tamara D’Acunto, de 45 anos, comprou o alimento em um food truck no sudoeste italiano e chegou a ser encaminhada às pressas ao hospital, mas não sobreviveu. A contaminação está associada ao consumo do vegetal.
Na semana passada, o músico Luigi Di Sarno, de 52 anos, morreu após consumir um sanduíche de brócolis com linguiça na orla marítima de Diamante, na província de Cosenza. Ele também havia adquirido o lanche em um food truck na região.
Segundo o Telegraph, outras 14 pessoas, incluindo dois adolescentes, também tiveram intoxicação alimentar e precisaram ser encaminhadas ao hospital. Todas as vítimas adoeceram entre 24 e 48 horas após consumirem os sanduíches.
Nove pessoas estão sendo investigadas pelas autoridades italianas, incluindo o dono do food truck e três funcionários da empresa que supostamente fabricou os sanduíches.
Além disso, cinco médicos que entenderam as vítimas em dois hospitais perto da cidade de Cosenza também estão sob investigação. Eles são acusados de não terem dado os diagnósticos com a rapidez necessária.
O que é botulismo?
De acordo com o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara e não contagiosa causada pela ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum). A contaminação pode acontecer através do contato da bactéria com ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.