O Exército de Israel divulgou neste sábado (26) as primeiras imagens de seus caças durante o ataque a instalações militares no Irã, realizado na noite de sexta-feira (25). As fotos e vídeos exibem aviões da Força Aérea israelense em plena operação, com equipes de pilotos embarcando para o bombardeio, que visou alvos específicos. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), os ataques foram “precisos e direcionados”, atingindo fábricas de mísseis, que, segundo Israel, foram utilizados pelo Irã em ataques recentes contra o país.
Durante a operação, o Irã fechou temporariamente seu espaço aéreo, enquanto novas explosões eram registradas em Teerã, aumentando a tensão na capital iraniana. Em comunicado oficial, Israel afirmou que as aeronaves concluíram a missão com sucesso e retornaram em segurança ao território israelense. O ataque, segundo a IDF, foi uma resposta aos “ataques contínuos do regime iraniano contra o Estado de Israel e seus cidadãos nos últimos meses.”
Por outro lado, o governo do Irã respondeu rapidamente ao ataque israelense, afirmando que o sistema de defesa antiaérea conseguiu limitar os danos causados nas bases atingidas, embora tenha confirmado a morte de dois soldados iranianos. Segundo fontes oficiais, o país está preparado para responder “à agressão israelense”, conforme noticiado pela agência estatal Tasnin.
“A resposta do Irã será proporcional e alinhada com qualquer ação tomada por Israel”, afirmou uma fonte do governo iraniano.