TAIWAN

VÍDEO: Deputado rouba documento para impedir aprovação de projeto de lei

Vídeo mostra troca de agressões físicas no plenário onde estavam sendo conduzidos os trabalhos.

Por O TEMPO
Publicado em 17 de maio de 2024 | 14:18 - Atualizado em 17 de maio de 2024 | 14:20
 
 
 

Uma briga entre parlamentares no Congresso de Taiwan  interrompeu  a votação de um projeto de lei  de reforma legislativa apresentado pela oposição. Durante a votação, um deputado da base governista roubou o documento com o projeto e fugiu.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga generalizada no Parlamento taiwanês. Na troca de agressões, legisladores rodearam o assento do orador. Alguns deles saltaram sobre as mesas e puxaram outros deputados para o chão, inclusive mulheres.

No projeto, a oposição pretende dar ao Parlamento mais poderes de decisão sobre o governo, incluindo uma proposta para criminalizar deputados que sejam considerados responsáveis por declarações falsas.

O episódio ocorreu às vésperas da posse do presidente do país, Lai Ching-te, que foi eleito em janeiro. E deu uma prévia do que seu governo deve enfrentar no Congresso: Ching-te, cuja sigla é contrária à integração com Pequim, assumiu sem maioria no Parlamento.

O principal partido da oposição, o Kuomintang (KMT), tem mais assentos do que o Partido Democrático Progressista (PDP, na sigla original), que venceu as eleições em janeiro.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!