Balas com uma dose "potencialmente letal" de metanfetamina foram distribuídos, por engano, entre doações de alimentos em Auckland, na Nova Zelândia.
A Auckland City Mission, entidade que presta serviços sociais e responsável pela doação dos alimentos, foi alertada quando um recipiente relatou balas com “sabor estranho”. Uma das missionárias afirmou estar “absolutamente arrasada” com o acontecimento.
Uma fundação pública que lida com drogas no país afirmou que realizou testes em um dos produtos e encontrou 3g de metanfetamina, uma “dose potencialmente letal”.
A diretora-executiva da Drug Foundation, Sarah Helm, disse que “uma dose comum seria entre 10-25 mg, então, esse doce contaminado continha até 300 doses”. “Ingerir tanta metanfetamina é extremamente perigoso e pode resultar em morte”, completou.
Num comunicado, a missão afirmou que as balas de abacaxi foram doadas por uma pessoa não identificada, em um pacote fechado, cumprindo todas as regras de doações.
“Estamos entrando em contato com pessoas que possivelmente as receberam para informá-los sobre o problema e orientá-los sobre os próximos passos. A segurança do público é nossa principal preocupação”, comentou a funcionária pública.
Helm também afirmou que não se sabe quantas pessoas chegaram a receber os doces, mas orientou que pessoas que apresentarem quaisquer sintomas suspeitos após a ingestão devem ser encaminhadas para o sistema de saúde.