Kamala Harris nomeou o governador de Minnesota, Tim Walz, como seu companheiro de chapa nesta terça-feira (6). O nome foi aventado pela imprensa norte-americana e confirmado pela candidata democrata logo depois, nas redes sociais. Juntos, eles vão enfrentar os republicanos Donald Trump e J.D Vance nas eleições de novembro.
Walz traz uma perspectiva rural do Meio-Oeste para a campanha da democrata, ao mesmo tempo que marca objetivos da política liberal, como a legalização da cannabis e o aumento das garantias aos trabalhadores.
A decisão de Harris ocorreu antes de um giro por estados-chave do país, onde buscará apoio para sua candidatura presidencial. "Uma das coisas que me chamaram a atenção sobre Tim é como suas convicções sobre lutar por famílias de classe média são profundas. É pessoal", argumentou Harris, em post nas redes sociais.
No post, Kamala ressaltou o governo feito por Tim em Minnesota. Os principais pontos ressaltados foram a aprovação de uma lei que forneceu às cidadãs proteções constitucionais em casos de aborto, após a Suprema Corte anulou a regra que tratava do assunto nos EUA. "E, como um caçador ávido, ele aprovou um projeto de lei exigindo verificações universais de antecedentes para compras de armas", observou.
Outro ponto citado pela atual vice-presidente dos Estados Unidos foi o aspecto familiar de Tim Walz. "Gwen, Gus e Hope. Doug e eu estamos ansiosos para trabalhar com ele e Gwen para construir uma administração que reflita nossos valores compartilhados", escreveu ao citar a esposa e filhos do atual governador de Minnesota.
Passado
Harris lembrou o passado de Walz, em Nebraska, trabalhando na fazenda da família nos verões. "Seu pai morreu de câncer quando ele tinha 19 anos, e sua família dependia dos cheques de benefícios de sobrevivência da Previdência Social para sobreviver. Aos 17, ele se alistou na Guarda Nacional, servindo por 24 anos. Ele usou seus benefícios do GI Bill para ir para a faculdade e se tornar professor", descreveu Kamala.
Ela ainda assinalou o trabalho feito junto a congressistas do Partido Republicanos, oposição aos Democratas. "Ele trabalhou com republicanos para aprovar investimentos em infraestrutura. Ele cortou impostos para famílias trabalhadoras. Ele aprovou uma lei para fornecer licença médica e familiar remunerada para famílias de Minnesota", finalizou.
(Com informações da AFP)