Sunita Williams e Butch Wilmore são os astronautas da NASA mais conhecidos do mundo no momento. A dupla, que viajou em uma missão de teste de oito dias para a Estação Espacial Internacional (EEI), está há exatamente 100 'presos no espaço', já que a cápsula que os levou apresentou problemas técnicos e ficou impossibilitada de retornar.

Nesta sexta-feira (13), eles participaram de uma coletiva diretamente da EEI, e afirmaram que estão "gratos pelo tempo extra" no espaço. “Este é o meu lugar feliz”, afirmou Suni Williams sobre ficar por lá até fevereiro de 2025, acrescentando que, às vezes, é "divertido poder trabalhar de cabeça para baixo. Estamos fazendo ciência de primeiro mundo", completou.

Wilmore também manteve o otimismo, afirmando que uma das vantagens de estar tanto tempo em gravidade zero é se livrar das dores nas articulações. Ele também aproveitou para agradecer o apoio que a dupla vem recebendo nos últimos 100 dias. "Queria que todo mundo soubesse o quanto apreciamos isso. A preocupação que todos demonstram é de aquecer o coração", continuou.

Starliner voltou para a Terra sozinha

Com problemas no sistema de propulsão, a Starliner, cápsula fabricada pela Boeing que levou os astronautas 'presos no espaço', teve que voltar para a Terra sem tripulação. Tanto a Nasa quanto a fabricante afirmaram que não tinham segurança suficiente em mandar a equipe nela. 

Williams afirmou que foi triste assistir à nave voar sem eles, e que ambos trabalharam em garantir que ela chegasse em segurança. Ainda assim, ambos declararam que não ficaram desapontados com a NASA e que, por terem experiência no exército, entendem que missões têm imprevistos.

“Não é um negócio fácil. Lidamos com todos os tipos de dificuldades e todos os tipos de situações. Isso traz muita coragem”, respondeu Buth Wilmore. Os engenheiros declararam que ainda não conseguiram realizar toda a análise do problema que afetou a nave. Eles vão retornar no próximo ano 'de carona' em uma SpaceX, que parte em breve para uma missão de seis meses.

Vida no espaço não está ruim

Apesar de terem sido pegos de surpresa com uma estadia de mais seis meses na EEI, nem Butch, nem Sunita estão desanimados. A NASA declarou que eles possuem uma rotina intensa de trabalhos, e sempre tentam manter a mente e o corpo saudáveis.

“Estão ocupados apoiando a pesquisa, a manutenção e os testes do sistema Starliner, além da análise de dados da estação, entre outras atividades”, declarou a agência. Ao final da coletiva, os astronautas afirmaram que estão com saudade de suas famílias, mas que são gratos pela experiência de passar tanto tempo no espaço.