O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu Elon Musk daqueles que "lançam acusações" contra ele por seu gesto na posse de Donald Trump, considerado por muitos como uma saudação nazista. A fala de Milei ocorreu durante um discurso nesta segunda-feira (27) no 80º aniversário da libertação do campo de extermínio nazista de Auschwitz.
"Cuidado com aqueles que de forma banal lançam acusações e categorizações de nazista a qualquer um que não coincida com sua forma de pensar, como expressões de esquerda em todo o mundo fizeram com meu amigo Elon Musk, que é um defensor incontestável do Estado de Israel", declarou Milei em um evento no Museu do Holocausto de Buenos Aires.
Na cerimônia, que contou com a presença de sobreviventes de campos de concentração nazistas, o mandatário acrescentou que "estas falsas acusações vêm das mesmas pessoas que defendem os terroristas do Hamas e se manifestam contra o Estado de Israel".
O presidente argentino considerou que "o mundo está vivendo uma situação cada vez mais parecida com o que estava acontecendo antes do início do Holocausto".
Firme defensor do Estado de Israel e muito próximo ao judaísmo, Milei também agradeceu "o compromisso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em assumir as negociações que permitirão que os reféns possam voltar para casa; entre eles, os nove argentinos que ainda estão sequestrados".
"Esta semana deve nos dar esperança de que vamos triunfar e nos impor sobre o mal, como foi conseguido lá, no Egito", ressaltou, traçando um paralelo entre Moisés [uma das principais figuras do judaísmo] e Trump.
Milei já havia saído em defesa de seu "querido amigo", dono da X e da Tesla, em seu discurso de quinta-feira (23/01) no Fórum Econômico Mundial de Davos, no qual afirmou que Musk "foi injustamente vilipendiado pelo 'wokismo' nas últimas horas por um gesto inocente".
Durante a posse de Trump, Musk causou polêmica ao bater no peito com a mão direita, antes de estender o braço com a palma da mão aberta, em um gesto que foi associado a uma saudação nazista.