Uma pequena aeronave particular de modelo Learjet 55 caiu na Filadélfia nesta sexta-feira (31), no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A queda provocou diversos incêndios em um bairro residencial. Até o momento da publicação da matéria não havia confirmação sobre vítimas. A aeronave podia 'transportar confortavelmente' de 4 a 6 passageiros.

"Estamos oferecendo todos os recursos enquanto [os serviços de emergência] respondem ao pequeno acidente envolvendo um avião particular no nordeste da Filadélfia", escreveu o governador Josh Shapiro na rede social X. "Vamos continuar fornecendo atualizações assim que tivermos mais informações", acrescentou. 

Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês), o acidente envolveu um avião do modelo Learjet 55 com duas pessoas a bordo, por volta das 20h30 (horário de Brasília), que caiu em um bairro densamente povoado da cidade, com residências, comércio e vias movimentadas.

A aeronave decolou do aeroporto Northeast Philadelphia com destino ao terminal nacional Springfield-Branson, no estado do Missouri, informou a FAA em comunicado, no qual acrescentou que participará das investigações ao lado da Junta Nacional de Segurança no Transporte.

Por sua vez, o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, disse que havia "supostamente" seis pessoas a bordo do avião. O Learjet acidentado era uma aeronave usada para transportar pacientes médicos, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware.

Veja alguns registros da queda do avião

Trabalhos de resgate

O órgão de gestão de emergências da Filadélfia escreveu na rede social X que um "incidente considerável" estava em andamento em um bairro da cidade e que ruas e estradas nas proximidades foram fechadas. Também pediu ao público que evitasse a área. Dezenas de efetivos dos bombeiros podiam ser vistos no local, do lado de fora de um shopping a céu aberto que possui um enorme estacionamento, vários restaurantes e lojas.

A polícia e o departamento dos bombeiros não responderam aos pedidos de comentários da AFP.

"Grande incidente perto das avenidas Cottman e Bustleton no nordeste da Filadélfia, em frente ao shopping Roosevelt. Estradas fechadas na área, incluindo partes do Roosevelt Boulevard. Evite a área", escreveu o órgão de gestão de emergências da cidade no X.

Acidentes aéreos em sequência

O acidente na Filadélfia acontece apenas dois dias depois da colisão no ar envolvendo um avião de passageiros e um helicóptero militar nas imediações do aeroporto Ronald Reagan em Washington, que matou 67 pessoas, o acidente aéreo mais letal em quase 25 anos nos Estados Unidos.