O caso do desaparecimento de Madeleine McCann é um dos mais emblemáticos dos últimos anos, já que a garotinha inglesa desapareceu de um quarto de hotel de Portugal, sem deixar vestígios, durante uma viagem em família. Desde 2007, o caso tem uma extensa cobertura midiática e, além disso, instiga curiosidade e criação de teorias.
Recentemente, uma mulher polonesa vem chamando atenção ao afirmar, mais de uma vez, que ela acredita ser Madeleine McCann. Mas quem é Julia Wandelt e por que ela afirma ser a menina desaparecida? Veja:
Quem é Julia Wandelt, polonesa que afirma ser Madeleine McCann
Julia Wandelt, também chamada de Julia Wendell ou Julia Faustyna, é uma mulher polonesa de cerca de 23 anos. Ela é aspirante a modelo e musicista, que ficou conhecida nas redes sociais ao afirmar, em 2023, ser Madeleine McCann.
A família de Julia reside, desde 2009, na cidade de Breslávia, na Polônia, considerada uma das melhores do mundo para se viver. Seus pais - Dorota Wandelt-Cholewinski e Piotr Cholewinski - fazem parte de uma família de classe média tradicional do país.
Apesar da negativa dos pais, Julia insiste que é Madeleine McCann. Em seu perfil do Instagram, escreve: "eu sei a verdade e nunca vou desistir".
Entre suas alegações, afirma que não lembra de grande parte de sua infância e que não tem documentos como registros médicos e certidão de nascimento, o que fortaleceria a teoria de que é, de fato, a menina desaparecida em 2007.
"Não me lembro da maior parte da minha infância, mas minha primeira lembrança é muito forte e é sobre férias em um lugar quente, onde há uma praia e prédios brancos ou de cores muito claras com apartamentos", disse ela em entrevista. "Não vejo minha família nessa lembrança", declarou.
Julia já afirmou ser outras três meninas desaparecidas
A semelhança física entre ela e Madeleine McCann, vista em fotos que Julia posta no Instagram, é um dos fatores que mais chama a atenção dos seguidores nas redes sociais. Uma ex-colega de escola dela, porém, afirma que essa não é a primeira vez que Julia afirma ser uma garota desaparecida.
"O que está acontecendo agora não é exatamente novidade. Quando ela era adolescente, começou a dizer que Dorota não era sua mãe e que ela era, na verdade, uma criança que havia desaparecido na Polônia alguns anos antes", contou.
Segundo Julia, suas suspeitas começaram em 2022, mesmo sem provas concretas. Ela inclusive chegou a ir no programa do Dr. Phil, e quando confrontada sobre inconsistências, afirmou que sofre de lapsos de memória por ter sido vítima de abuso sexual quando criança.
Em um teste de DNA que verifica ancestralidade, foi confirmado que Julia Wandelt é 100% polonesa, ou seja, não tem ascendentes ingleses, como teria a verdadeira Madeleine McCann. Ainda assim, ela solicitou que os McCann façam exames de DNA para verificar se são seus pais, algo que o casal, até o momento, se recusou.