Após passarem mais de nove meses "presos" no espaço, Sunita Williams e Butch Wilmore, astronautas da NASA, ganharam uma chance de retornarem à Terra. O motivo é o lançamento, nesta sexta-feira (14/3), de uma missão de troca de tripulação.
Um foguete Falcon 9 com uma cápsula Crew Dragon fixada em sua parte superior decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 19h03 locais (20h03 em Brasília), com uma tripulação de quatro pessoas a bordo com destino à estação orbital.
Confira um vídeo detalhando o assunto:
Sunita e Butch viajaram em uma missão de teste de oito dias para a Estação Espacial Internacional (EEI), mas a cápsula que os levou apresentou problemas técnicos e ficou impossibilitada de retornar.
Com problemas no sistema de propulsão, a Starliner, cápsula fabricada pela Boeing que levou os astronautas 'presos no espaço', teve que voltar para a Terra sem tripulação. Tanto a Nasa quanto a fabricante afirmaram que não tinham segurança suficiente em mandar a equipe nela.
Williams afirmou que foi triste assistir à nave voar sem eles, e que ambos trabalharam em garantir que ela chegasse em segurança. Ainda assim, ambos declararam que não ficaram desapontados com a NASA e que, por terem experiência no exército, entendem que missões têm imprevistos.
Após 100 dias no espaço, a dupla chegou a dar entrevistas relatando o dia a dia fora da Terra.