A Sexta-Feira da Paixão é um dos dias mais importantes do calendário do cristianismo. Uma das tradições católicas na data é não comer carne neste dia, exceto peixe — símbolo de humildade no cristianismo. Este não é o único dia do ano em que católicos se abstêm de comer frango ou carne vermelha, e mais um está na agenda.
É a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma, período de 40 dias após o Carnaval. São semanas que simbolizam o período em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo jejuou no deserto.
A abstinência de carne nas duas datas é uma recomendação da Igreja Católica aos fiéis como forma de sacrifício e disciplina espiritual. É comum que, entre esses dois dias, católicos também façam algum sacrifício — como deixar de comer doces ou beber —, além de reforçar as ações de caridade.
O peixe é liberado na Sexta da Paixão e na Quarta de Cinzas porque é considerado uma carne mais simples e estar associada aos milagres de Jesus Cristo — a Bíblia narra que ele multiplicou dois peixes para alimentar milhares de pessoas.
E você sabe o que significa a Paixão no nome da data? Entenda nesta matéria, que também explica como este dia é conhecido em outros idiomas pelo mundo.