O papa Leão XIV só iniciará seu pontificado oficialmente no dia 18 de maio, mas já tem compromissos como líder da Igreja Católica neste fim de semana. De acordo com a agenda divulgada pelo Vaticano, neste sábado (10) Robert Francis Prevost se encontrará com os cardeais que o elegeram.

Neste domingo (11), do balcão central da Basílica de São Pedro, o papa rezará a oração do Regina Caeli - Rainha do Céu em latim, essa oração milenar celebra a Ressureição de Jesus Cristo e exalta sua Mãe, Maria Santíssima, de acordo com a Igreja Católica.

Na segunda-feira (12), o Papa Leão XIV fará o seu primeiro encontro com a imprensa internacional como líder máximo dos católicos. 

Leão XIV assume uma Igreja que enfrenta muitos desafios, como a crise vocacional, o papel das mulheres e os casos de abusos sexuais na Igreja.

Primeira missa

 O papa Leão XIV lamentou, nesta sexta-feira (9), o declínio da fé em favor do "dinheiro", do "poder ou do prazer", na primeira missa de seu pontificado, enquanto o mundo observa de perto seus primeiros passos para tentar compreender como vai liderar a Igreja.

O segundo pontífice das Américas, de 69 anos, nascido nos Estados Unidos e que tem cidadania peruana, foi eleito na quinta-feira após dois dias de conclave. 

No mesmo cenário de sua eleição, a Capela Sistina, o papa denunciou que "ainda hoje não faltam contextos em que a fé cristã é considerada uma coisa absurda, para pessoas fracas e pouco inteligentes; contextos em que em vez dela se conhece outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer".

(Com AFP)